Stalin combate o culto à personalidade

Esta pequena carta é um exemplo de como o camarada Stalin combatia o chamado "culto à personalidade", mostrando, assim, que todo o prestígio que ele tinha entre o povo era sincero e espontâneo, e não algo promovido por ele.

Carta sobre publicações para crianças, dirigida ao Comitê Central da Juventude Comunista de Toda a União

16 de fevereiro de 1938

Sou absolutamente contra a publicação de "Histórias da infância de Stalin".

O livro abunda de inexatidões de fatos, de alterações, de exageros e louvores imerecidos. Alguns escritores amadores, escrevinhadores (talvez honestos escrevinhadores) e alguns aduladores levaram o autor a perder-se. É uma vergonha para o autor, mas um fato permanece um fato.

Mas isso não é o mais importante. O mais importante reside no fato de que o livro tem uma tendência de gravar nas mentes das crianças soviéticas (e do povo em geral) o culto à personalidade de líderes, de heróis infalíveis. Isso é perigoso e prejudicial. A teoria dos "heróis" e da "multidão" não é Bolchevique, mas uma teoria Social-Revolucionária. Os heróis fazem o povo, tranformam a multidão em povo, assim dizem os Social-Revolucionários. O povo faz os heróis, assim respondem os Bolcheviques aos Social-Revolucionários. O livro joga água no moinho dos Social-Revolucionários. Não interessa que livro traga água ao moinho dos Social-Revolucionários, este livro será afogado na nossa causa comum Bolchevique.

Eu sugiro que este livro seja queimado.

J. Stalin

Voprosy Istorii No. 11, 1953 J. STALIN (Questions of History)
Se encontra no Volume XIV das Obras Completas de J. Stalin.
Tradução de Glauber Ataide


2 Kommentare:

  Alvaro Carvalho

8 de fevereiro de 2019 às 19:59

Kkkkkkkkkkkk

Quarenta anos de história mostrando o contrário.
Aí acham uma carta dum livro que o Bigodón não gostou, está refutado o culto à personalidade.
Menos, camarada.

  Stalin Soares

7 de junho de 2019 às 18:03

Eu como matuto do nordeste interior do estado de pernambuco, sei distinguir entre o "culto a personalidade" referente ao respeito de um povo, das massas populares trabalhadoras que expressa sua gratidão colocando aqueles que lutam pela causas dos oprimidos, em lugar de destaque junto com fotos de seus filhos, pais, amigos pois é assim que se via Stalin para a maioria do povo soviético, um amigo, irmão, pai, como uma pessoa da família, mais o "culto a personalidade" referente ao bajulador, puxa saco carreirista, tipo Khrushchov, esse "culto a personalidade" que na realidade Khrushchov e tantos burocratas costumeiramente praticavam stalin combateu com firmeza, expressou várias vezes suas opiniões publicamente a respeito.