A URSS e os 50 anos do homem no espaço

No dia em que se comemoram 50 anos da primeira viagem do homem ao espaço, realizada pelo soviético Yuri Gagarin, não podemos deixar de lembrar que este grande passo da humanidade foi dado pela pátria socialista.


Este fato, por si só, é uma das mais contundentes refutações do sofisma capitalista de que o socialismo não desenvolve a tecnologia. Mostra exatamente o contrário.

É particularmente notável a rapidez do desenvolvimento industrial, tecnológico e cultural da URSS num período tão curto de existência, e tão atribulado.

Em 1917, quando a Rússia fazia a revolução socialista, liderada pelos Bolcheviques, o país era semi-feudal, extremamente atrasado e já estava arrasado pela I Guerra Mundial, na qual participou como lacaio da burguesia imperialista da época. O país foi retirado do conflito só após a tomada do poder pelos Bolcheviques.

Depois disso ainda passou por uma sangrenta guerra civil, que durou até 1923, na qual os contra-revolucionários tiveram apoio de aproximadamente 17 países capitalistas, que enviaram tropas para dentro do território soviético.

Como se isso não bastasse, a partir de 1941 ainda foi invadida pela Alemanha nazista, entrando assim na II Guerra Mundial, na qual, sob o comando de Stalin, derrotou Hitler e salvou a humanidade do nazismo. Perdeu mais de 20 milhões de pessoas, e teve centenas de fábricas e cidades completamente destruídas.

Não obstante, mesmo passando por todos esses problemas, em 1961 a União Soviética foi o primeiro país a enviar o homem ao espaço.

Isso é notável: tudo isso no curto período de 1917 a 1961, e passando por todos os problemas que passou.

Os EUA, por sua vez, nem de longe foram tão afetados pela II Guerra Mundial quanto a URSS o foi. Pelo contrário, se enriqueceram muito com ela. Enquanto a URSS tinha a preocupação de se reconstruir, após 1945, apenas com suas próprias forças, os EUA se desenvolviam às custas da destruição e da carnificina burguesas, e ainda oferecendo generosas ofertas aos países capitalistas europeus para que fizessem o mesmo (o famoso Plano Marshall).

Com tudo isso, mesmo assim os soviéticos chegaram ao espaço oito anos antes dos capitalistas, mostrando a superioridade da sociedade socialista. Pois é apenas numa sociedade deste tipo que um ex-trabalhador do campo, filho de trabalhadores de uma fazenda coletiva e cujo pai era carpinteiro, entra na história como o primeiro ser humano a viajar pelo espaço. O futuro da humanidade está no socialismo.

Clique aqui para visualizar diversas imagens de Gagarin.

Yuri Gagarin com Fidel Castro


Yuri Gagarin com Che Guevara


O jornal Huntsville Times anuncia a façanha soviética



Poster soviético da época



Diploma emitido pelos astronautas estadunidenses



Revista Time da época




0 Kommentare: