Editora publicará milhares de documentos de Stalin


A Editora da Universidade de Yale deve disponibilizar para venda ainda no primeiro semestre de 2012 o Stalin Digital Archive (Arquivo Digital do Stalin), o qual contará com mais de 28 mil documentos relacionados com o dirigente bolchevique, disse John Donatich, diretor da editora.

O projeto é fruto de mais de 20 anos de colaboração entre a Editora da Universidade de Yale e o Arquivo do Estado Russo de História Política e Social (RGASPI, na sigla em russo). David Schiffman, diretor de edições digitais da editora, afirmou que estudantes terão acesso ao arquivo gratuitamente, já que a editora fornece todas as suas publicações à biblioteca da universidade.

"O objetivo principal é fornecer aos estudantes e pesquisadores acesso a um importante conjunto de fontes primárias sem ter que viajar para Moscou", disse Donatich. "É uma nova maneira de fazer pesquisa tornada possível graças ao rápido desenvolvimento de ferramentas digitais que não existiam 10 anos atrás".

O arquivo inclui papeis pessoais de Stalin, cartas e anotações feitas nas margens de diversos livros, além de documentos relacionados ao seu trabalho no governo e em assuntos externos, disse Schiffman, comparando-o com uma biblioteca presidencial.

John MacKay e Vladimir Alexandrov, professores de Língua e Literatura Eslavas, afirmaram que o período de história soviética abrangido pelo arquivo teve efeitos de grande repercussão em todo o mundo, tornando-o um importante recurso para pesquisadores.

0 Kommentare: