Máscara mortuária de Stalin será leiloada

Será leiloada ainda nesta semana, na Inglaterra, a máscara mortuária de Joseph Stalin, modelada poucos instantes depois da morte do grande líder soviético. Acredita-se que esta máscara seja uma das duas únicas que existem no ocidente, estando a outra escondida em uma coleção privada em Londres.

Máscaras mortuárias são modeladas a partir do rosto de pessoas falecidas instantes após sua morte, preservando para sempre seus últimos momentos de serenidade, e são mais comumente associadas a grandes artistas e compositores.

A peça em questão, feita de bronze e composta também pelas mãos de Stalin, são increvelmente raras, afirma Richard Westwood-Brooks, especialista em documentos históricos.

"Há nove máscaras mortuárias originais, estando todas na Rússia", diz Westwood-Brooks. "Só depois de 1990 é que foi possível alguém vê-las."

"Essas máscaras foram reproduzidas a partir da máscara original, e há apenas duas delas no ocidente."

"Esta é a única chance que alguém terá para obtê-las num futuro previsível."

"O mais próximo que você pode chegar de Stalin é tê-lo na sua sala-de-estar. Acredito que esta máscara o retrata em seu momento mais calmo e sereno."

"Máscaras mortuárias são uma tradição antiga, reis e rainhas da antiga Grécia e do Egito tinham essa prática. Acho que atualmente eles simplesmente publicariam uma foto no Facebook."

"Normalmente elas são associadas a artistas. Beethoven tem uma, assim como vários outros."

"Mas até onde eu saiba apenas Stalin e Napoleão, em termos de grandes líderes, tiveram uma. Nem Churchill teve." 





Com informações de Daily Mail

0 Kommentare: