Revolução Russa para crianças - Paz, Pão e Terra

O vídeo abaixo é a canção-tema de um episódio de uma série de desenhos animados chamado "Histeria!", da Warner Bross, que foi originalmente exibida de 1998 a 2000. A série era educativa e cada episódio ensinava sobre um personagem ou evento histórico. A música abaixo, chamada Peace, Land and Bread (Paz, Terra e Pão) é do episódio sobre a Revolução Russa de 1917.

É interessante notar como o anti-stalinismo é o verdadeiro cavalo de batalha quando se fala em revolução ou socialismo. No desenho, Lênin tem como braço direito Trotsky, que na vida real sempre foi do partido menchevique, polemizou com Lênin em questões centrais da revolução e só se aliou aos bolcheviques meses antes da revolução. Stálin, ao contrário, sempre foi do partido bolchevique, ao lado de Lênin, e como consequência do reconhecimento geral de sua grande competência e abnegação pela causa revolucionária foi indicado para diversos cargos e funções no partido. Mas no desenho Stálin é deixado de lado, e no final é até mesmo comparado ao Tsar.

Essas e algumas outras considerações à parte, o desenho apresenta algumas das justas reivindicações imediatas que levaram á eclosão da revolução, além de Pão, Paz e Terra.


0 Kommentare: