Onde o socialismo deu certo?


A pergunta "onde o socialismo deu certo?" é  geralmente lançada de forma meramente retórica, com o objetivo de referenciar supostas "provas concretas" da inexequibilidade deste modo de produção. Elaborar os problemas de forma correta, porém, já é mais da metade de sua solução. Perguntas (quase) sempre carregam pressupostos que não são assim tão evidentes, e aceitar respondê-las sem analisá-las resulta, várias vezes, em tomar pseudo-problemas como problemas reais.

No caso em questão é preciso esclarecer pelo menos dois pressupostos: em primeiro lugar, o que significa "dar certo"? E em segundo lugar, um sistema econômico ou político tem que "dar certo" para quem?

É evidente que o capitalismo "dá certo" para uma restrita camada da população mundial, enquanto fracassa miseravelmente para aqueles 815 milhões de pessoas que passam fome hoje no planeta. Um sistema com mais de quatro séculos de existência e que não foi capaz até hoje de solucionar problemas básicos como o da fome, do saneamento básico e da moradia deveria ser visto com muito ceticismo.

Vamos dar uma olhada em que medida o socialismo e também o capitalismo "dão certo". Inicialmente faremos algumas considerações sobre o socialismo cubano, depois sobre a União Soviética e o Leste Europeu e, por último, apresentaremos algumas estatísticas sobre o capitalismo no mundo inteiro.

O socialismo em Cuba

Cuba é um país pobre e, como todos os outros países da América Latina, uma ex-colônia. A análise de um país não pode abstrair de sua história. Para agravar esta herança, Cuba ainda sofre um bloqueio econômico por parte dos EUA há mais de 50 anos, o que lhe impede de ter relações comerciais normais não só com as empresas estadunidenses, mas também com empresas de diversos outros países devido à extensão do bloqueio.

Se Cuba tem algum problema econômico, este não começou com o socialismo, mas com a "pobreza" comum a todos os países do continente e anterior à revolução de 1959. Como se isso não bastasse, as dificuldades de Cuba se agravam com o criminoso bloqueio econômico que nenhum outro país da América sofre, e que nenhum outro país suportaria nem por 5 meses, quanto mais por 50 anos.

Quando dizem que o "modelo cubano" não funciona, os capitalistas pretendem comparar a riqueza dos países capitalistas com a pobreza dos cubanos.

Mas por que não comparar a pobreza dos países capitalistas com a pobreza dos países socialistas?

Qualquer comparação entre dois países deve considerar sua história e seu contexto. A colonização dos EUA e do Canadá, por exemplo, foi de um tipo bem diferente da colonização da América do Sul e da África.

Uma comparação honesta de Cuba com outro país deve tomar como parâmetro não os EUA ou a Inglaterra, mas sim países como o Haiti e Trinidad e Tobago, por exemplo.

O que encontramos, então, ao comparar a "pobreza" dos cubanos com a literal miséria do restante da América? Cuba possui o melhor sistema de saúde público e gratuito de todo o continente. Seu sistema educacional gratuito abrange toda a população. Seu índice de analfabetimo é o menor da AL, assim como da desnutrição infantil. Seu índice de desenvolvimento humano (IDH) também é o maior.

Isso seria "dar certo" ou não?

Vemos que isso depende dos parâmetros de avaliação, e também do para quem dá certo.

Confira neste link uma lista mais completa dos indicadores sociais cubanos:

http://omarxistaleninista.blogspot.com.br/2013/04/cuba-indicadores-sociais-e-economicos.html

Vejamos agora o caso da União Soviética, URSS.

O socialismo na URSS

A Rússia virou o século XX como um país semi-feudal, que ainda possuía um tsar. A revolução ocorreu em 1917. O país passou por difíceis períodos de guerra civil, perdeu mais de 25 milhões de pessoas na II Guerra Mundial, foi devastado com a invasão alemã, mas mesmo assim se tornou uma potência mundial, contando apenas com suas próprias forças para isso, ao contrário dos países imperialistas que receberam uma boa fatia do Plano Marshall para se reerguer.

Seu avanço tecnológico chegou a tal ponto que foi o primeiro país a enviar o homem para o espaço (o astronauta Yuri Gagárin), em 1961.

Vejam bem: de semi-feudal em 1917, ano da revolução, a URSS estava enviando o homem para o espaço em 1961.

Num espaço de apenas quatro décadas o país, sob o socialismo, saiu do arado de madeira para o espaço sideral.

Um documentário recente da BBC - insuspeita de quaisquer simpatias pela União Soviética - mostra que a URSS foi a verdadeira vencedora da corrida espacial, e não os EUA.

Neste parâmetro de avaliação, isso seria "dar certo" ou não?

Além de tudo aquilo que conhecemos através dos livros sobre os sistemas de saúde, de educação, de transportes, etc, já tive a oportunidade de conversar diretamente com um soviético (com quem trabalhei por um tempo) sobre como era a vida em seu país.

Ele, um cidadão comum da URSS, me disse que não conhecia pessoalmente nenhum indivíduo que não pudesse fazer faculdade, por exemplo. Me disse que não conhecia ninguém desempregado, e que o grande problema lá é que até faltava mão-de-obra. Lá ninguém era rico, mas também ninguém era "pobre".

É verdade que tanto na URSS como em todo o leste europeu houve um retrocesso ao capitalismo. Mas isso de forma alguma é um sinal de que o socialismo "não deu certo". O próprio capitalismo sofreu inúmeros retrocessos históricos antes de se estabelecer.

O socialismo no Leste Europeu

No caso do leste europeu há importantes fatores que determinaram este retrocesso e que quase nunca são mencionados neste tipo de discussão.

Em primeiro lugar, o leste europeu não se tornou socialista através de revoluções populares bem preparadas com um amplo trabalho de massas, apesar do enorme apoio dos partidos comunistas entre o povo. O socialismo foi implantado nesses países principalmente em virtude das circunstâncias existentes na Europa ao final da II Guerra Mundial.

Antes do término da guerra, esses países estavam sob governos fascistas, implantados por Hitler. Na famosa Conferência de Yalta chegou-se à conclusão de que eles não poderiam ser deixados "sozinhos" após a guerra, sob o risco da ameaça fascista ressurgir naquela região. Fixou-se então que a URSS ficaria encarregada por ela.

No entanto, os partidos comunistas desses países se encontravam desbaratados. Vários dos seus principais quadros e lideranças haviam sido assassinados pelos fascistas. Este foi um dos importantes fatores que não permitiram que o socialismo seguisse um rumo diferente do que poderia em condições normais.

Mas mesmo assim, quando comparamos o nível de desenvolvimento industrial desses países antes e depois da guerra (períodos capitalista e socialista), vemos como o socialismo avançou a indústria dessa "periferia" da Europa.

(A propósito, veja alguns dados comparando a situação do leste europeu nos períodos do socialismo e da volta ao capitalismo: Capitalismo, golpe fatal no Leste Europeu)

Além disso, ao contrário do que alguns costumam afirmar, não se pode considerar todo o leste europeu como "várias experiências" socialistas. Apesar das particularidades de cada país, todos constituem uma única experiência socialista, a experiência de praticamente um único modelo.

Enfim, o que essas e todas as experiências socialistas mostraram e continuam mostrando é que, ao contrário do que dizem, o socialismo é um sistema exequível.

A história não segue linearmente, isso é, como se fosse uma linha reta. O curso histórico talvez seja mais parecido com uma espiral, com seus recuos momentâneos. O próprio capitalismo sofreu diversos golpes e contra-revoluções, levando séculos para se estabelecer completamente. Por que esperar então que o socialismo fosse estabelecido de uma vez por todas com um só golpe?

Como o capitalismo dá certo

Para finalizar, apresento agora alguns dados sobre o capitalismo e inverto a pergunta: o capitalismo "dá certo"? O capitalismo "funciona"? O que seria "dar certo" no capitalismo? Ele "funciona" para quem?


População mundial: 6,8 bilhões, dos quais:

  • 1,02 bilhão têm desnutrição crônica (FAO, 2009)

  • 2 bilhões não têm acesso a medicamentos (www.fic.nih.gov)

  • 884 milhões não têm acesso a água potável (OMS/UNICEF 2008)

  • 924 milhões de "sem teto" ou que vivem em moradias precárias (UN Habitat 2003)

  • 1, 6 bilhão não tem eletricidade (UN Habitat, “Urban Energy”)

  • 2,5 bilhões não tem acesso a saneamento básico e esgotos (OMS/UNICEF 2008)

  • 774 milhões de adultos são analfabetos (www.uis.unesco.org)

  • 18 milhões de mortes por ano devido à pobreza, a maioria delas de crianças com menos de 5 anos (OMS)

  • 218 milhões de crianças, entre 5 e 17 anos, trabalham em condições de escravidão ou em tarefas perigosas ou humilhantes, como soldados, prostitutas, serventes na agricultura, na construção civil ou na indústria têxtil (OIT: A Eliminação do Trabalho Infantil: Um Objetivo a Nosso Alcance, 2006)

  • Entre 1988 e 2002, os 25% mais pobres da população mundial reduziram sua participação na riqueza global de 1,16% para 0,92%, enquanto que os 10% mais ricos acrescentaram mais riquezas, passando de 64,7 para 71,1% da riqueza produzida mundialmente. O enriquecimento de poucos tem como reverso o empobrecimento de muitos.

  • Só esse 6,4 % de aumento da riqueza dos mais ricos seria suficiente para duplicar a renda de 70% da população da Terra, salvando inumeráveis vidas e reduzindo as penúrias e sofrimentos dos mais pobres. Entenda-se bem: tal coisa seria obtida se tão só fosse redistribuído o enriquecimento adicional produzido entre 1988 e 2002, dos 10% dos mais ricos do planeta, deixando intactas suas exorbitantes fortunas. Mas nem sequer algo tão elementar como isso é aceitável para as classes dominantes do capitalismo mundial.

160 Kommentare:

  Unknown

5 de setembro de 2014 às 23:33

... Estou completamente perplexo com o texto, simplesmente L-A-M-E-N-T-A-V-E-L

  Anônimo

9 de setembro de 2014 às 22:50

você sabe a situação atual do Laos,Vietnam e Coréia RDP ?

  Unknown

24 de outubro de 2014 às 11:43

Apesar de estar em tamanha vantagem sobre os países capitalistas, cuba não pode ter nada que flutue senão os cubanos se atiram no mar para fugir para os EUA.

  Paulo Falcão

4 de janeiro de 2015 às 16:59

Deixo aqui um artigo/debate que responde boa parte dos questionamentos deste artigo: OS DEVOTOS DE “SÃO MARX DA MAIS VALIA”, O NEOLIBERALISMO E A LÓGICA.
http://goo.gl/72C8k7

  Rafael

12 de março de 2015 às 01:38

Este comentário foi removido pelo autor.
  Odival Quaresma

16 de setembro de 2015 às 22:39

Rafael, com todo respeito, mas você deveria estudar mais e, inclusive, voltar e ler melhor suas "antigas crenças", bem como ser mais cético quanto a essas "refutações".
Se lesse com mais afinco Marx saberia que essa refutação que você fala é uma falácia do espantalho pois o autor de O Capital nunca disse que o valor é aferido pelo esforço que se aplica. Ele disse que o valor decorre do tempo-labor >>socialmente necessário<<, e ele é bem claro em sua Crítica ao Programa de Gotha, quando fala que o trabalho não é a fonte de toda a riqueza, como querem fazer parecer seus críticos liberais.
Entender o conceito de tempo-labor socialmente necessário, suas categorias, bem como a explicação no Volume 3 d'O Capital sobre a distribuição de lucros nas indústrias é essencial pra afastar esse espantalho metafísico da teoria do valor.

  Rafael

16 de setembro de 2015 às 23:59

Este comentário foi removido pelo autor.
  Rafael

17 de setembro de 2015 às 00:04

Este comentário foi removido pelo autor.
  Unknown

12 de outubro de 2015 às 12:29

Inicialmente Cuba possui um pequeno territorio e uma pequena população, mas recebe bilhões de ditaduras comunistas e de governos populistas (inclusive do Brasil) para se manter viva como "ilha modelo". Logo o regime cubano, tem um sistema econômico totalmente artificial. Alem do mais, os dados para realização do IDH é fornecido sem transparência e com altos indicios de maquiagem nos dados. Não é a toa que os milhares de cubanos que arriscam suas vidas para fugir de lá, denunciam que a ilha é uma farsa. Eu particularmente acredito que com tanto dinheiro que é injetado artificialmente na ilha, sabendo que a população é pequena, até esperaria que o IDH de Cuba fosse o melhor do mundo.

  Unknown

5 de dezembro de 2015 às 18:09

Será que em algum desses países maravilhosos sitados acima, você teria a oportunidade de publicar uma matéria deste tipo, só que a favor do capitalismo?
O capitalismo não é perfeito, mas pelo menos nos dá a LIBERDADE de contesta-lo.

  Glauber Ataide

24 de dezembro de 2015 às 10:23

Boxer, a liberdade que o capitalismo oferece é de EXPLORAR a mão-de-obra alheia, e de nada mais. A suposta "liberdade" que você acha que o capitalismo oferece de contestá-lo é uma conquista da classe operária em luta, e não uma "dádiva" dos bondosos patrões liberais. E sobre ser possível criticar o socialismo de dentro dos países socialistas, veja, por exemplo, a mercenária cubana Yoani Sánchez e sua tropa de lacaios. Leia o twitter dela, que é escrito e publicado a partir de Cuba.

  Unknown

29 de dezembro de 2015 às 00:49

Socialismo é tão bom que já matou mais 100.000.000 de pessoas!

  Unknown

29 de dezembro de 2015 às 00:50

Socialismo é tão bom que já matou mais 100.000.000 de pessoas!

  Glauber Ataide

29 de dezembro de 2015 às 17:39

Caro J. Gonçalves, você errou a conta, pois 100.000.000 foi só o Stalin, sozinho. Já que você gosta destes números enormes, redondos e sem nenhum fundamento, imprima a cartela de bingo do link abaixo e vamos jogar o "Bingo reacionário".

http://omarxistaleninista.blogspot.com.br/2013/11/bingo-reacionario-anti-stalin.html

  Moisés Fernandes

2 de fevereiro de 2016 às 09:29

A visão de quem é socialista... "Ah... não deu 100% certo por causa do capitalismo... Ou não deu certo por causa dos facistas". O fato é, o socialismo/comunismo jamais dará certo. Apenas oprimirá as pessoas, as empobrecerá, e as matará. Tirará a liberdade religiosa e a simples liberdade de acesso à internet, como ocorre em Cuba, onde hospitais virão passarela de baratas com seus médicos, que recebem menos que taxistas de carros velhos, fazendo receituário em guardanapos. "Ah... a culpa é do embargo". O socialismo e seu vitimismo na ponta da língua vermelha, pra justificar uma ilusão que nunca dará certo, que apenas centralizará riqueza e poder nas mão ensaguentadas, de seus ditadores opressores. Nosso país, que explicitamente não é socialista, mas tem toda a estrutura socialistas, a partir de Paulo Freire no Ensino, nas instituições aparelhas como STF, entre todas as outras dominadas pela força comunista, deu tal poder a Lula, que vimos hoje esse poder de enriquecimento, o "molusco", sem ser o presidente manda e desmanda neste país, chupa toda a sua riqueza com seu bloquinho comunista e justifica dizendo que há mais negros na faculdade (rsrsr), ó único discurso que sobrou para o ser "mais honesto" deste país.

  Glauber Ataide

9 de fevereiro de 2016 às 16:16

Moisés, parece que ou você comentou no texto errado, ou tem algum problema de leitura e interpretação. Não há nem como replicar ao seu comentário, já que não há argumentos, apenas opiniões e previsões do futuro, como "...o socialismo jamais dará certo". E sem contar as pérolas, como "Nosso país, que explicitamente não é socialista, mas tem toda a estrutura socialistas..." (????). Você precisa melhorar muito pra chegar ao nível de ideólogo da burguesia. Por enquanto você é apenas um lacaio que trabalha de graça pro burguês.

  Dr. Evandro 79

17 de fevereiro de 2016 às 10:59

Capitalistas sem capital kkkkkk

  Dr. Evandro 79

17 de fevereiro de 2016 às 11:00

Capitalistas sem capital kkkkkk

  Thomas

24 de fevereiro de 2016 às 23:24

Capitalismo fez eu e minha família chegar do nada, onde estamos agora...sim, com muito trabalho e me orgulho disto. Não quer ganhar por meritocracia vá para o lado nebuloso do socialismo se contentar com represálias e picolé de água...

  Glauber Ataide

25 de fevereiro de 2016 às 22:00

Thomas Sens, ninguém disse que o capitalismo inviabiliza o sucesso de algumas pessoas. O ponto não é este. A questão é que a própria lógica de funcionamento do sistema exige a polarização riqueza e pobreza. Quanto mais ricos, mais pobres. É isso o que mostra a concentração de renda no mundo hoje, onde 1% dos mais ricos são detentores de mais de 50% da riqueza mundial. E não adianta tentar negar este fato ao analisar países isolados onde a desigualdade é menor, pois o capitalismo é um sistema mundial, e sua análise deve ser igualmente global.

  Unknown

8 de março de 2016 às 14:33

Parei de ler em "enquanto fracassa miseravelmente para aquele 1 bilhão que passa fome hoje no planeta."

  Unknown

10 de abril de 2016 às 09:26

Sem fundamento nenhum? Se botar sua família no meio desse número ,ela ganha fundamento ?

  Glauber Ataide

10 de abril de 2016 às 13:26

Gabriela Queiroz, a que você se refere?

  Jorge Coimbra

24 de abril de 2016 às 21:45

Já ouviram falar em liberdade?

Uma das melhores piadas que já li foi a referência ao trabalho de Stalin contra o culto à personalidade! EXCELENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  Unknown

23 de maio de 2016 às 18:54

Sou novo no assunto, mas uma uma dúvida perturba minha mente. Porque não existe nenhum país no mundo considerado de primeiro mundo. Se a União Soviética foi a maior potência socialista do mundo, por que fracassou, qual o motivo da recessão que a afundou? Porque mesmo exercendo influência em vários países da mundo eles não decolarão? Por que a população dos chamados países socialistas, como Cuba, Coreia do Norte migram para países capitalistas?

  Marcelo Macedo

23 de maio de 2016 às 21:59

Deu certo para quem? Para os habitantes do País, ou pelo menos para a maioria. Se Cuba é essa beleza toda, por que proibir cidadãos de saírem da ilha? Por que nenhum solicialista quer morar em Cuba, onde até a internet é proibida? Vou deixar so essas duas perguntas para reflexões.

  Unknown

26 de maio de 2016 às 01:11

O Anarquismo não seria melhor pra acabar a palhaçada do Estado nos ferrar? Porque no fundo os dois (Capitalismo e Socialismo) são opressores.

  Unknown

30 de maio de 2016 às 16:02

Por que dão sempre como exemplo países como Cuba e outros que estão em guerra ou passaram por tal momento desastroso? Por que não falam da Suécia, Finlândia, Dinamarca e Áustria como norte social ao mundo todo?

  Unknown

30 de maio de 2016 às 17:27

Tendencioso, chega a ser ridículo.

  Unknown

7 de junho de 2016 às 20:42

kkkk como tem gente que defende um sistema que nunca, nunca vai funcionar, não funcionou em nenhum pais do mundo, é incrível. O mais engraçado, que usa, um sistema de blog de uma empresa capitalista (kkkkkkkk) ou você acha que os servidores estão em cuba, Coreia do Norte ou china (até poderia está na china, agora por que não estão kkkk) cômico.

  Unknown

13 de julho de 2016 às 13:59

Quando eu li que Cuba era um país pobre em 59, eu parei aí mesmo. Cuba era uma das maiores potências econômicas da America, chegava a ser comparadas com potências Europeias.
Se o comunismo é tão bom, porque necessita dos EUA para negocia? Porquê fica chorando para poder se relacionar economicamente com um país capitalista? Que se relacione com a China ou Venezuela, para provar que não precisa do capitalismo.
"O socialismo funciona, só enquanto o dinheiro dos outros durar"

  Unknown

21 de julho de 2016 às 20:28

É óbvio que o socialismo vive em uma utopia extremista do achismo, está mais do que na cara de que isso nunca dará certo como não há exemplos de países socialistas que deram certo, lembre-se vocês que defendem o socialismo com unhas e dentes, que nos somos a população, e o socialismo nunca da certo para conosco, vejam os fatos, não suposições.

  Danilo

14 de agosto de 2016 às 12:27

O mundo já viveu na prática o socialismo,e é possivel afirmar sim que nunca deu certo...o pior de tudo é ver qur ainda existem pessoas que ainda acreditam em pensamentos utópicos enquanto criticando pessoas que dizem que o socialismo nunca vai dar certo...ora as experiências nos fazem acreditar ou duvidar de algo,e as experiências(cruéis por sinal)aliadas ao que vivemos hoje no mundo nos fazem pensar assim.O maior fracasso ao meu ver do socialismo é ver as pessoas que lutam por tal viverem uma vida burguesa,isso mostra que não é bom.Constantemente vemos pessoas fugindo desses paises e pedindo asilo em países capitalistas por não suportarem as condições de vida,perseguições,fome e mortes são uma constante obviamente ocultadas do resto do mundo.Socialismo = fracasso.

  Unknown

23 de agosto de 2016 às 00:55

Senta num canavial de rola tucana que vc melhora

  Unknown

28 de agosto de 2016 às 00:53

Muito legal, esse tal de socialismo cubano. Deve ser por isso que milhares de cubanos abandonaram suas casas e famílias e tentam, até hoje, entrar nos EUA, ilegalmente, em busca de melhores condições de vida.

  Deus do Pântano

28 de agosto de 2016 às 19:57

Gostei do texto, muito bom. Realmente, a questão é "o que é dar certo"? O que dá certo num país capitalista vale umas dez vezes mais que o que dá certo quem outro socialista. Até parece que a vida é uma maravilha para todos em países capitalistas. No Brasil, toda a riqueza de uma minoria branca e européia foi construída as custas de trabalho escravo, e após a abolição estes foram na prática proibidos de ter terras por conta da Lei de Terras de 1850.

  Rafael

28 de agosto de 2016 às 20:32

Mas quem fez a lei de terras, cara?! Não foi o estado? Estado e capitalismo não tem absolutamente NADA a ver, pelo contrário, quanto mais estado totalitário, menos liberdade econômica, e quanto menos liberdade econômica, menos capitalismo.

  Anônimo

29 de agosto de 2016 às 00:10

o capitalismo somente fez uma ilusão de liberdade e uma influencia ao consumismo e mata de varias maneiras as pessoas e um sistema antigo cheio de falhas que dificulta outros sistemas para poder continuar vivo um exemplo atual
A sociedade capitalista é marcada por uma necessidade intensa de consumo, seja por meio dos mercados internos, seja por meio dos mercados externos, já que um aumento do consumo, registra-se uma maior necessidade de produção, que para atender a esta demanda gera cada vez mais empregos, que aumentam a renda disponível na economia e que acaba sendo revertida para o próprio consumo. O excesso de todo este processo leva a uma intensificação da produção e consequente aumento da extração de matérias-primas e do consumo de energia, muitas vezes, de fontes (não-renováveis). ou seja mata o planeta faz crises ambientais que constroem crises causada pela briga de recursos naturais e pelas ambientais que levam a guerras e a fome que obriga pessoas irem para países ricos que roubaram os recursos do seu pais e geralmente para fabricas com produtos químicos que causa câncer e doenças que obriga a pessoa trabalhar ainda mais para pagar os remédios porque Em 1955, o economista Victor Lebow comentou:
“nossa economia produtiva requer que o consumo se torne nosso modo de vida, a convertermos o ato de comprar e usar bens como rituais, que tenhamos satisfação pessoal e espiritual ao consumirmos. Precisamos consumir, queimar, substituir e descartar em uma velocidade muito rápida.


  Unknown

3 de setembro de 2016 às 05:07

Independente de ismos o que mais importa ė o caráter do ser humano que sente - se vazio e acha que os bens materiais vão prenche-lo. O homem não tem escrúpulos quando se trata de bens materiais. Valoriza o ter em detrimento do ser. Pobres em espírito.

  Unknown

9 de setembro de 2016 às 19:03

olha é realmente triste ver que as pessoas ainda acreditam nesse tipo de coisa. Vcs falaram que o comunismo deram certo na URSS por causa da evolução que teve do arado madeira para o espaço e isso de fato é muito interessante mas vcs ja ouviram falar dos gulags, dos genocidios em massa das caminhadas da morte onde homens mulheres e crianças eram mortos ou estuprados pelo exercito soviético no percurso. Vcs falam que a URSS ocupou os paises do leste europeu para o fascismo não crescer oq é uma grande mentira pois a ditadura continuou a mesma apenas mudando de partido no caso de um de extrema-direita para um de extrema esquerda. A ditadura chinesa matou milhões um otimo exemplo disso foi o massacre da praça celestial em que estudantes foram as ruas protestar contra o governo, coisa que vcs fazem hj contra o temer ou qualquer coisa que o valha, foram reprimidos de forma violenta com tanques e solados armados resultando em mais de mil morte. Cuba esta pobre tambem por causa da revolução que ocorreu pois desgasto o governo com combates e alguns atentados. colocar uma foto de stalin e de mao tse-tung e´o equivalente de um site de extrema direita colocar as fotos de hitler mussolini e francisco franco. Voces criadores deste site estao saudando ditadores sanguinarios e crueis que mataram milhoes sem, aparentemente motivo algum. Me expliquem entao onde o socialismo deu certo e se o socialismo pregava a morte de varias pessoas apenas por nao concordar com tipo de governo imposto por vcs.

  Unknown

10 de setembro de 2016 às 12:33

Muito tendencioso o texto, descreve o que dá certo no socialismo e compara com números de coisas que irão impactar na comparação, pq não colocou em números os dois tipos de regimes e comparou os quesitos, segurança, saneamento básico, acessos a faculdade, linha de pobreza, se o regime é autoritário ou não, e outros números assim? Então na minha opinião, qdo for postar algo para comparação que seja coerente os dados a serem comparados.... ademais fico com algumas opiniões, se lá é tão bom, pq todo mundo quer fugir de lá (Cuba), pq ninguém tem acesso a internet, tem vários porquês a serem respondidos.

  Glauber Ataide

10 de setembro de 2016 às 15:59

Alexandre, responda você o que significa "dar certo". E outra, compare Cuba com seus vizinhos, com o Haiti e com outros países do Caribe, e me diga quem está melhor.

Não concordo com a leitura histórica que você apresentou sobre "gulags" e outras coisas "milhões de mortes". Leia, como introdução a uma visão crítica sobre este assunto, os livros indicados na barra lateral deste site.

  Glauber Ataide

10 de setembro de 2016 às 16:01

William James, o que o texto coloca em questão é justamente o que significa dizer "dar certo". Para você, o que seria?

  Unknown

14 de setembro de 2016 às 01:33

Enquanto o povo padece Fidel moribunda em sua mansão vivendo do bom e do melhor, deu certo mesmo pra ele deu muito certo

  Unknown

14 de setembro de 2016 às 01:34

Este comentário foi removido pelo autor.
  Glauber Ataide

14 de setembro de 2016 às 10:08

Alanderson,

Responda aos fatos. Você provavelmente comentou aqui sem ler o texto. Veja estes indicadores sociais de Cuba que te desmentem.

http://omarxistaleninista.blogspot.com.br/2013/04/cuba-indicadores-sociais-e-economicos.html

  Gustavo Garcia

20 de setembro de 2016 às 13:14

Para fazer uma análise um pouco mais exata, não seria mais adequado comparar países que se dividiram, como Alemanha Ocidental/Oriental ou, no caso mais recente, Coreia do Norte/Coréia do Sul?

  Rafael

26 de setembro de 2016 às 17:55

Ca, só que para alcançar esse suposto mundo perfeito o estado usou a coerção injusta, ou seja, fez coisas sem o consentimento dos indivíduos inseridos nele. Nem todo mundo quer se alfabetizar, nem todo mundo quer trabalhar. Isso é fato. E usar coerção para obrigá-los é imoral. Toda pessoa deve ser dona de si mesma.
Sem contar que é extremamente idiota dizer que a pobreza foi erradicada simplesmente porque mantiveram todo mundo pobre. Pff. Assim é fácil. Burro, mas fácil.

  kastor

3 de outubro de 2016 às 12:21

O cara me fsla: Cuba possui o melhor sistema de saúde público e gratuito de todo o continente. Seu sistema educacional gratuito abrange toda a população. Seu índice de analfabetimo é o menor da AL.. não conhece a verdade sobre cuba, faça o favor de não fazer lavagem bá cabeça das pessoas..

  Glauber Ataide

6 de outubro de 2016 às 21:48

Kastor, isso são dados estatísticos, fatos concretos levantados por entidades internacionais, cujas fontes estão devidamente citadas no link que se encontra no meio do texto. Se você discorda, então formule argumentos e lhes dê sustentação ao invés de apenas lançar uma opinião reacionária tosca.

  Rafael

6 de outubro de 2016 às 23:23

Eu sou libertário, mas o texto está muito bom, sim.

  Eduardo Broering

21 de outubro de 2016 às 00:55

O que dizer dos mexicanos, colombianos e brasileiros?

  Dly

22 de outubro de 2016 às 04:14

pelo menos 50% das pessoas que leram(ou nao leram ne), nao fazem ideia do que tao comentando, é cada afirmaçao sem sentido pelo simples fato de nao conseguir interpretar um texto

  ARMANDO

22 de outubro de 2016 às 18:38

Ja eu me rebelo contra todos que, vendo comunismo, socialismo como demônio,se posiciona contra qualquer tentativa de avanço social. Na Europa, como regra, a diferença média entre o cidadão comum não é gritante. Existem programas sociais semelhantes aos que se tentou implantar no Brasil. Mas, nossas elites medievais não querem sequer a pobreza europeia no Brasil. O que querem é escravidão mesmo. Além disso, fica no ar a pergunta:que diferença faz ser pobre no Brasil ou Haiti?. Nesse caso, para o miserável é melhor ser pobre em Cuba. Ja ser rico e explorador é maravilhoso em qualquer lugar. Portanto cada um é livre pra lutar inutilmente pra ser rico, lutar pra permanecer rico ou abraçar o sonho de uma sociedade maus justa, tenha ela o nome que quiserem dar. Não sei o caminho. Mas, defender um sistema de séculos que mantém miseráveis em todo planeta me parece estupidez.

  Unknown

28 de outubro de 2016 às 11:23

Miseraveis vindos do regime que voce defende... acho que é isso que voce quer dizer... va estudar meu jovem...

  Unknown

28 de outubro de 2016 às 11:27

Lamentavel mesmo... texto ridiculo e cheio de contradiçoes... usam dados que em sua enorme maioria... sao sequelas de paises que passaram por esse regime socialista e comunista... que teve e tem um eximio fracasso total... e nao venham querer dizer que comunismo e socialismo sao um tanto divergentes... porque isso nao cola... quanta vergonha saber que existem pessoas... e ainda mais bradileiros... cegos a ponto de defender essa desgraça economica....

  Glauber Ataide

28 de outubro de 2016 às 12:22

Joamerson, argumente, meu filho. Cadê as contradições do texto? Ele não está de acordo com as suas ilusões? Cadê seus dados, suas informações, suas estatísticas?

Veja o muro que separa o México dos EUA, para conter fugitivos de países capitalistas sem perspectiva, sem esperança de uma vida melhor em sua própria terra; veja a onde de imigração na Europa e os países fechando suas fronteiras; veja a crise de Ébola na África em 2013, em pleno século XXI, como se estivéssemos na idade média; veja os 2,5 bilhões de pessoas que não têm SANEAMENTO BÁSICO no mundo hoje (!!!); veja o trabalho infantil e as mortes por fome; veja tudo isso e diga que o capitalismo é uma maravilha para os pobres, que são a maioria absoluta do mundo. Veja tudo isso e me diga que o sistema "funciona", mas me explique PARA QUEM ele funciona.

  Limonhop

4 de novembro de 2016 às 10:26

Para começar, o embargo era americano, e não com o resto do mundo, portanto ocorreu muita proposta de negócios com CUBA principalmente por parte da França. Segundo a União Soviética quebrou porque quem financiou foram banqueiros americanos, após tanto investimento inútil só acumulou divida quebrando completamente e dando calote em todos os bancos. Segundo que essa miséria toda ainda existe graças ao fracasso do marxismo, pois todo país recém capitalista foi comunista(socialista) um dia deixando todo o povo na merda. O estados unidos é uma nação onde existe muita desigualdade e isso não significa que exista miséria. Pois os países em que mais existem igualdade é onde mais reside miséria e condições sub-humanas de vida.

  Rafael

13 de novembro de 2016 às 22:42

Maria de Jesus, você tem algum tipo de retardo? Para que postar mais de uma vez seguidamente, e ainda por cima o mesmo conteúdo?

  Glauber Ataide

14 de novembro de 2016 às 07:56

Caro Meia-Noite,

Estude sobre o bloqueio a Cuba antes de tentar se pronunciar sobre o assunto. Não tente tirar opiniões de uma cabeça vazia, pesquise. Sobre a pobreza nos EUA, 1 em cada 7 crianças estadunidense são pobres. Comece pesquisando por aqui: https://www.children.org/global-poverty/global-poverty-facts/facts-about-poverty-in-usa

  Unknown

15 de novembro de 2016 às 08:07

O aviso no fim da página deixa claro que socialismo e liberdade não se misturam:


"Neste blog já estamos na fase da ditadura do proletariado. Portanto:

Reacionários(as): comentários de baixo nível ideológico, ignorantes e ofensivos serão censurados. Mas aqueles que fomentarem o debate e forem inteligentes serão bem recebidos.

Camaradas e companheiros(as): este é um espaço da ditadura democrática dos operários, camponeses, estudantes, etc. Sinta-se encorajado a deixar sua opinião, a criticar o que acha que deve ser criticado ou expressar sua concordância ou consentimento."

  Glauber Ataide

19 de novembro de 2016 às 23:27

"Liberdade", palavra genérica, abstrata, sem conteúdo... que bosta...

  Grupo ll e 6

4 de dezembro de 2016 às 13:19

Esses países eram capitalistas, atualmente mudaram para o social democrático. Ou seja, eles não deram certo como um país "socialista" e sim como capitalistas, simplesmente ese sistema pulou no cangote do outro e está usufruindo das diversas conquista do capitalismo é agr se dizendo que todo o bem-bom de tal país é por causa dele.

  A Gazeta Fluminense

10 de dezembro de 2016 às 11:10

Porque todos os países comunistas foram ditatoriais?? Uma simples pergunta e que provavelmente não terá nenhuma resposta satisfatória, pois ditaduras são absurdas sejam de qualquer corrente ideológica. O socialismo se torna mais uma utopia porque a sua execução depende de homens, que ao chegarem no poder se vêem envolvidos pela vaidade, orgulho, ambição, e muitas vezes como nos políticos dos países capitalistas, ao chegarem no poder os líderes socialistas revelam suas verdadeiras intenções, muitas vezes enriquecendo enquanto populações tem que se sacrificar pelo Estado. Por fim, parece muito simplista, mas fica o desafio para os nobres defensores do sistema comunista largarem este nosso querido Brasil e irem morar na Coreia do Norte, não como convidados para a propaganda oficial, mas sim como um cidadão norte coreano comum. Mas felizmente moramos no Brasil e aqui ainda podemos debater ideias.

  jorge

10 de dezembro de 2016 às 12:47

O problema é que pessoas não são neutras. É da natureza humana ter ambições. Um sistema que contrapõe a liberdade de escolha do que é melhor pra si nunca será bem aceito. A coisa começa ser estranha quando se é proibido sair do país, seria o medo de todos "fugirem" em massa ou pq não faz sentido sair do nosso querido país? Rsrs
Pra quem defende o regime que "fujam" pra lá.

  Unknown

20 de dezembro de 2016 às 12:52

Ora dizem q o lovre mercado e o capitalismo nao funcionam, ora dizem q cuba é pobre por causa do bloqueio econômico que impede o comercio, decidan-se. Comunismo é atraso.

  Glauber Ataide

27 de dezembro de 2016 às 21:20

Leia direito, Médicis. Não está escrito em lugar algum do texto que Cuba é pobre "por causa do bloqueio".

  Glauber Ataide

27 de dezembro de 2016 às 21:32

A situação dos países no Leste Europeu piorou - e muito - com a queda do socialismo. Veja aqui: http://omarxistaleninista.blogspot.com.br/2010/07/capitalismo-golpe-fatal-no-leste.html

  Unknown

9 de janeiro de 2017 às 14:02

Não sei pq contínuo lendo comentários, talvez para continuar me chocando. Impressionante como pessoas continuam afirmando que socialismo e comunismo são a mesma coisa! E para os cabaços que pensam que o melhor exemplo de país socialista é Cuba, o que já mostra sua ignorância! Cuba é (foi) comunista, para exemplificar países socialista ninguém cita a Suécia, Noruega, Finlândia ou qq país nórdico. E mané ainda fala que esse sistema matou milhões de pessoas, isso ou aquilo. O socialismo nórdico é simplesmente onde se encontra os países com os mais altos índices de qualidade de vida há algumas décadas!

  Rafael

9 de janeiro de 2017 às 17:23

Para começar, os países nórdicos são pequenos, por isso é possível com 60% de imposto fazer o que a Dinamarca faz, por exemplo. Redistribuição de renda em países grandes os afundará cada vez mais.
E 60% de imposto só é possível com um mercado mais livre, isto é, sem muito embargo, o contrário de como é aqui no Brasil.
Cabe ressaltar que os serviços de saúde desses países são "bons" apenas comparados com outros que são péssimos. O que, não necessariamente, torna-o bom de verdade.

Dinheiro não dá em árvore. Como disse Margaret Thatcher: "O socialismo durará até acabar o dinheiro dos outros.". Isso significa que o socialismo só é possível com o capitalismo malvadão.

Mas, concordo, é ignorância igualar socialismo e comunismo, ou mesmo dizer que um é caminho para o outro. Estatismo, sim, é um caminho para ditaduras como comunismo, fascismo,...

  Vilson Da Silva

27 de fevereiro de 2017 às 23:42

Eu queria que me respondesse uma dessas três perguntas: 1º Um exemplo em que o comunismo não tenha sido implantado e mantido a força .2º Um exemplo em que a riqueza produzida é distribuída de fato em partes iguais pela população. 3º A própria população quis a implantação da ideologia.

  Glauber Ataide

28 de fevereiro de 2017 às 10:08

1º QUALQUER revolução é violenta. Não existe revolução "pacífica".

2º Isso não existe no socialismo de tipo marxista. Se informe melhor sobre a tal "distribuição igualitária" Leia aqui: http://omarxistaleninista.blogspot.com.br/2010/06/socialismo-igualitario-nao-existe-no.html

3º É impossível derrotar o exército de um estado burguês consolidado se o povo não estiver ao lado dos revolucionários.

  Thaisturpada

3 de março de 2017 às 14:56

"Glauber Ataide
25 de fevereiro de 2016 22:00
Thomas Sens, ninguém disse que o capitalismo inviabiliza o sucesso de algumas pessoas. O ponto não é este. A questão é que a própria lógica de funcionamento do sistema exige a polarização riqueza e pobreza. Quanto mais ricos, mais pobres. É isso o que mostra a concentração de renda no mundo hoje, onde 1% dos mais ricos são detentores de mais de 50% da riqueza mundial. E não adianta tentar negar este fato ao analisar países isolados onde a desigualdade é menor, pois o capitalismo é um sistema mundial, e sua análise deve ser igualmente global."

Poisé glauber isso acontece por que tem invervenção governamental no sistema capitalista que auxilia ricos a ficarem mais ricos, o ponto em que chegamos precisa de um "reset" pois já está tudo ferrado, mas socialismo não é o botão "reset" que precisamos, precisamos de um "fucking" acordo, que acontece propondo e não criticando.

  Rafael

5 de março de 2017 às 11:43

"Poisé glauber isso acontece por que tem invervenção governamental no sistema capitalista que auxilia ricos a ficarem mais ricos, o ponto em que chegamos precisa de um "reset" pois já está tudo ferrado, mas socialismo não é o botão "reset" que precisamos, precisamos de um "fucking" acordo, que acontece propondo e não criticando."

Mas o comunismo propõe, propõe algo que traria pobreza, tentando combater a pobreza, erradicando patrões (detentores dos meios de produção) para acabar com a luta de classes, assim todos teriam as mesmas chances de... ascender na vida? Mas aí formariam-se classes novamente, não?! E sem um estado para impedir que esse estado natural de classes aconteça é impossível. Um ditador será sempre necessário para nivelar todo mundo por baixo. Só que ele viverá do luxo, claro. O monopólio é dele.

O "reset" que você citou, amigo, chama-se libertarianismo. Sociedade sem governo, e, portanto, sem corporativismo. Todos teriam chances iguais de ascender? Claro que não. São infinitas variáveis a serem consideradas. No entanto quando se tira o estado da equação, o sistema econômico para de sofrer distorções, como inflação monetária, deixando o sistema do mercado livre regular as interações econômicas.
Essa ideia de que para se haver ricos, deve-se haver pobres, é uma ideia que não faz sentido algum. É uma afirmação capiciosa. Até porque pobreza e riqueza são conceitos relativos. Aliás, faz sentido, sim, mas quando há a lógica "para os amigos do rei, o luxo, para o povo, os impostos".
Toda forma de governo é despotismo. Guarde isso.

  Unknown

18 de março de 2017 às 13:32


1-) A EDUCAÇÃO EM CUBA É OBRIGATÓRIA E PAGA, ISSO MESMO : PAGA (40 PESOS POR MES ) E NÃO HA VAGAS SUFICIENTES NO ENSINO SUPERIOR (LÁ EXISTE VESTIBULAR PARA ADMISSÃO).
2) A SAUDE NÃO É ASSIM COMO IMAGINAM, HÁ CRISE SERIA POR FALTA DE REMEDIOS E EQUIPAMENTOS
3)SE O SOCIALISMO FOSSE TÃO BOM ASSIM, ELES SE VIRARIAM SOZINHOS, MESMO COM BLOQUEIO ECONÔMICO (QUE É UM ATO TOTALMENTE CAPITALISTA NÃO ACHA ?)

  Glauber Ataide

20 de março de 2017 às 08:54

Andressa, não seja desonesta. Sobre a educação em Cuba, veja isso no próprio site da UNESCO:
http://www.unesco.org/new/es/santiago/press-room/newsletters/e-newsletter-education-for-all-in-latin-america-and-the-caribbean/no16-may-2014/nota-habana-03/

Sobre a saúde, veja o que diz a Organização Mundial da Saúde (OMS):

http://www.telesurtv.net/news/OMS-elogia-al-sistema-de-salud-cubano-20151021-0077.html

  Unknown

5 de abril de 2017 às 17:26

Olá.
Gostei da sua analise sobre Cuba e concordo em alguns parâmetros outros não, gostaria de ter acesso a filmes sobre a vida de Fidel, acho que no socialismo todos devem ter as mesmas chances e o mesmo valor tenho a convicção mas não a certeza de que Fidel vivia muito melhor que seus compatriotas. Outro porem é que eu queria ver uma comparação mais justa poderíamos pegar para isso as Alemanhas antes da queda do muro dois países destruídos pela II Guerra um Socialista outro Capitalista praticamente o mesmo povo com o mesmo costume,não acha essa comparação mais plausível?

  Paulinho

12 de abril de 2017 às 00:09

Como cantou Chico Somente,e a situação sempre mais ou menos. SEMPRE uns com mais e outros com menos. O de cima sobe e o de baixo desce.

  Unknown

16 de abril de 2017 às 17:15

A União Soviética é a maior proa de que a mais valia não funciona e que o socialismo leva ao totalitarismo, destrói economias, leva toda a população à igualdade na miséria e fome e só rouba da população pra levar luxúria aos burocratas esquerdistas, até pq os políticos da direita foram levados ao gulag e os fazendeiros foram levados ao holodomor, onde até fazendeiros morreram de fome e pessoas da região urbana cometeram canibalismo.

  Gilson Moura

8 de maio de 2017 às 20:18

"É evidente que o capitalismo "dá certo" para uma restrita camada da população mundial, enquanto fracassa miseravelmente para aqueles 795 milhões de pessoas que passam fome hoje no planeta. Um sistema com mais de quatro séculos de existência e que não foi capaz até hoje de solucionar problemas básicos como o da fome, do saneamento básico e da moradia deveria ser visto com muito ceticismo."

Capitalismo 4 séculos? Explique isso cidadão.
Esses 795 milhões de pessoas que passam fome no planeta hoje são majoritariamente da Africa, um continente por onde o socialismo plantou suas raízes no século XX com a URSS liderando essa expansão. Talvez o único país que não se encaixe neste contexto é o Botswana, que existe mecanismos capitalistas. Para os mais dedicados do assunto, outro fato é atribuir a miséria da Africa no imperialismo europeu. Esse pensamento nem mesmo existe na Africa, essa ideia persegue justamente no Ocidente com os marxistas na linha de frente com as suas mentiras mirabolantes, afinal o que seria do marxismo se não fosse a mentira. Na África, o costume de atribuir a miséria e as guerras aos europeus já está obsoleto – e isso há algumas décadas. “No começo dos anos 80, os africanos estavam fartos da ladainha do colonialismo/imperialismo e da recusa de seus líderes a assumir a culpa por
seu próprio fracasso”, escreveu o economista George Ayittey, de Gana.

Sobre o "O socialismo em Cuba", nem vou me esforçar para tentar responder, haja visto os cubanos que sonham em serem "explorados" pelos capitalistas americanos ao tentarem cruzarem o mar para realizar seus objetivos. Apenas destacarei algumas frases: "Para agravar esta herança, Cuba ainda sofre um bloqueio econômico por parte dos EUA há mais de 50 anos, o que lhe impede de ter relações comerciais normais não só com as empresas estadunidenses, mas também com empresas de diversos outros países devido à extensão do bloqueio."

  Gilson Moura

8 de maio de 2017 às 20:19

Ué, então para erradicar a pobreza cubana, o socialismo de Cuba teria que se relacionar comercialmente com um país capitalista? É isso mesmo? Eu nunca irei entender a mente bugada dos socialistas ou comunistas. Cuba vivia confortavelmente na Guerra Fria depois da Revolução Cubana, porque a URSS subsidiava o país cubano que havia acabado de declarar mundialmente que era um país socialista. O mais perspicaz nessa história, é a queda da URSS, a esquerda comunista/socialista quase desapareceu, o que explica que os soviéticos financiavam países socialistas e partidos socialmente favoráveis a revolução.
"Se Cuba tem algum problema econômico, este não começou com o socialismo, mas com a "pobreza" comum a todos os países do continente e anterior à revolução de 1959. Como se isso não bastasse, as dificuldades de Cuba se agravam com o criminoso bloqueio econômico que nenhum outro país da América sofre, e que nenhum outro país suportaria nem por 5 meses, quanto mais por 50 anos."
Cuba era um dos países mais ricos do continente, a renda per capita refuta tudo isso que foi escrito. Renda per capita significa todos os bens e serviços disponíveis(PIB) dividido pelo número da população, logo uma renda per capita é o melhor indicador econômico que nos mostra isso. Acontece que Cuba parou no tempo, desde os anos 50 que não enriquece, o motivo é explicitamente chamado socialismo. Rússia sofre de um embargo econômico desde 2014, e nem assim está com uma situação a la Cuba. Aliás tentar colocar culpa no embargo só faz aumentar a dúvida que de o socialismo não funciona, vocês precisam se esforçar para tentar dar uma desculpa do fracasso socialista.
"Confira neste link uma lista mais completa dos indicadores sociais cubanos:"
Todos os indicadores econômicos são do governo cubano, repito TODOS. Como eu disse o que seria do marxismo sem a mentira? Os tolos realmente acreditam nos níveis econômicos de Cuba com base em parâmetros postados pelo regime castrista, incrível o nível honestidade intelectual aqui.
E eu vi indicadores da UNESCO, repito são todos publicados pelo regime castrista, a UNESCO apenas repassa a informação fornecida pelo regime cubano. Sabe alguns acreditam que existe uma conspiração capitalista e dos globalistas, mas por que negar uma conspiração socialista? A UNESCO sem dúvidas estaria no contexto abordado.

  Gilson Moura

8 de maio de 2017 às 20:19

"O socialismo na URSS"
Faliu, quebrou, foi extinto, não sei como mais expressar o sentimento fracassado do socialismo da URSS. Acho que não precisa dizer mais nada, mas como todo bom marxista, por favor nos explique o motivo do fracasso na URSS, eu estou realmente curioso para ler o que será escrito por vossos intelectuais.
Rapidamente, a única coisa que a URSS foi em exploração espacial, isto é inegável e irrefutável, mas esse é o ponto, ser bom em uma coisa é fácil, difícil é ser bom em várias coisas, e apenas nisso os países capitalistas conseguem.

"O socialismo no Leste Europeu"
Novamente, a queda já explica por si só o sistema que vocês defendem. O capitalismo no Leste Europeu apenas aprofunda o que já é fato: preferem viver sob regime capitalista do que socialista, aliás os próprios russos acham isso.

"Como o capitalismo dá certo"
Engraçado todos os dados que vocês disponibilizou num sentido global, como se a Africa tivesse capitalismo, como se um regime pré-capitalista do nada visse a ser capitalista a riqueza seria criada assim de repente e pum: todos ficam ricos. Não é assim o anta.

Vamos pegar as metas do milênio, foram completadas 5 anos mais cedo do que o previsto, fato proporcionado pelo capitalismo na Ásia que diminuiu o número de miseráveis que viviam sob um regime socialista. Ou seja, o capitalismo é único sistema econômico capaz de criar riqueza, isto é incontestável até mesmo para vocês amigos socialistas, mas a riqueza é de forma desproporcional segundo a visão marxista, mas isto é outro fato irrefutável. Portanto vamos para um profundo raciocínio mais amplo.
Se numa sociedade capitalista houvesse desigualdade social, onde haveria ricos e pobres, mas que isso se traduzisse em uma maior qualidade de vida para os pobres, ainda sim seria errado?
Se a reposta for sim, então você está preocupado com o que os ricos detém e não com o que os pobres não tenham.
Se a sua resposta for não, então a desigualdade não é tão importante assim.
Aliás o marxismo sempre parte da análise que a igualdade social significa riqueza, o que é totalmente deturpado. Como eu disse um povo pode ter desigualdade, mas com uma qualidade de vida satisfatória para os mais pobres. E um povo pode ter igualdade social, mas na miséria. 1 situação capitalismo, 2 situação socialismo.
Igualdade não quer dizer riqueza, desigualdade não quer dizer pobreza.

Pense em criar mais riqueza antes de distribuí-la.
http://www.porcocapitalista.com.br/2014/01/6-fatos-que-seu-professor-esquerdista.html

  Glauber Ataide

9 de maio de 2017 às 07:17

"Esses 795 milhões de pessoas que passam fome no planeta hoje são majoritariamente da Africa, um continente por onde o socialismo plantou suas raízes no século XX com a URSS liderando essa expansão."

O apoio da URSS aos países africanos foi em suas guerras de LIBERTAÇÃO NACIONAL. Não tem absolutamente NADA A VER com socialismo nestes países.

"Sobre o 'O socialismo em Cuba', nem vou me esforçar para tentar responder, haja visto os cubanos que sonham em serem "explorados" pelos capitalistas americanos ao tentarem cruzarem o mar para realizar seus objetivos."

Não "os cubanos" em geral, pois você não tem base estatística para essa afirmação, mas uma porcentagem ínfima, irrisória de cubanos.

"Ué, então para erradicar a pobreza cubana, o socialismo de Cuba teria que se relacionar comercialmente com um país capitalista? "

Exatamente. Qual o problema? Há algum país capitalista autosuficiente em TUDO aquilo que consome? Por que deveria sê-lo um país socialista?

"Cuba era um dos países mais ricos do continente, a renda per capita refuta tudo isso que foi escrito. "

O que adianta a renda per capta ser alta mas estar mal distribuída? Mais da metade de toda a riqueza do planeta está concentrada nas mãos de 1% da população.

"Todos os indicadores econômicos são do governo cubano, repito TODOS."

Seria a ONU um órgão cubano? A efeito de argumentação, se os dados do governo cubano não são válidos, por que o seriam os de qualquer outro país?

"Por favor nos explique o motivo do fracasso na URSS, eu estou realmente curioso para ler o que será escrito por vossos intelectuais."

Há vários livros sobre o tema, mas não vou indicar porque você não vai ler.

  Glauber Ataide

9 de maio de 2017 às 07:19

"O capitalismo no Leste Europeu apenas aprofunda o que já é fato: preferem viver sob regime capitalista do que socialista, aliás os próprios russos acham isso."

A maioria dos russos prefere o retorno do socialismo e da URSS. O Instituto Levada pesquisa todo ano a percepção da população em relação ao socialismo e ao capitalismo. A cada ano aumenta o número de pessoas que afirmam que a vida era melhor no socialismo.

http://www.telesurtv.net/english/news/Poll-Most-Russians-Prefer-Return-of-Soviet-Union-and-Socialism-20160420-0051.html

Ademais, veja a devastação causada pelo capitalismo no Leste Europeu. Na matéria há um link para a pesquisa original.


http://omarxistaleninista.blogspot.com.br/2014/08/queda-do-socialismo-no-leste-europeu.html

"Vamos pegar as metas do milênio, foram completadas 5 anos mais cedo do que o previsto..."

Meia-verdade. Algumas metas foram cumpridas, outras não.

"Como eu disse um povo pode ter desigualdade, mas com uma qualidade de vida satisfatória para os mais pobres. E um povo pode ter igualdade social, mas na miséria. 1 situação capitalismo, 2 situação socialismo."


Segundo o Banco Mundial, 767 milhões de pessoas vivem hoje no mundo com menos que U$1,90 por dia, abaixo da linha da pobreza. Só nos EUA são 45 milhões. Fora esses, ainda há aqueles na linha de indigência, que ganham pouco mais de 2 dólares mas que não têm nenhuma dignidade na vida.

Veja estes dados de 2010. A situação não melhorou muito nesses últimos, haja vista a grave crise do capitalismo.

Hoje, habitam o planeta 6,8 bilhões de pessoas. Das quais, 1,2 bilhão são desnutridos crônicos (FAO, 2009); 2 bilhões não têm acesso a medicamentos (www.fic.nih.gov); 884 milhões vivem sem água potável (OMS/UNICEF, 2008); 924 milhões estão sem teto ou se abrigam em moradias precárias (ONU Habitat, 2003); 1,6 bilhão não dispõem de eletricidade (ONU, Habitat, Urban Energy); 2,5 bilhões não contam com saneamento básico (OMS/UNICEF, 2008); 774 milhões de adultos são analfabetos (www.uis.unesco.org ); 18 milhões morrem, por ano, devido à pobreza, a maioria crianças com menos de 5 anos (OMS); 218 milhões de jovens, entre 5 e 17 anos, trabalham em regime de semiescravidão (OIT: La eliminación del trabajo infantil: un objetivo a nuestro alcance, 2006)

  Gilson Moura

9 de maio de 2017 às 14:44

"O apoio da URSS aos países africanos foi em suas guerras de LIBERTAÇÃO NACIONAL. Não tem absolutamente NADA A VER com socialismo nestes países."
Libertação Nacional? Meu Deus.
A maioria dos líderes africanos acreditavam no dirigismo econômico, mais precisamente na crença socialista. Achavam que um eficiente planejamento central e intervenções na economia teriam o poder mágico de tirar países da miséria e trazer a todos justiça e igualdade social. Com graus
diferentes de repressão, trapalhadas econômicas e psicopatia, 18 dos 30 mais populosos países africanos viveram regimes de inspiração socialista – sem falar nos governos islâmicos, ditaduras anticomunistas e guerras civis igualmente desastrosas. Inclusive muitos destes líderes socialistas africanos ganharam o Prêmio Lênin da Paz.

"Não "os cubanos" em geral, pois você não tem base estatística para essa afirmação, mas uma porcentagem ínfima, irrisória de cubanos."
De outubro de 2014 a junho de 2015 entraram nos EUA 27.296 cubanos, segundo dados divulgados pelo Pew Research Center. E todos os anos batem recordes.
http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2015/07/02/interna_internacional,664516/apesar-da-reaproximacao-cubanos-continuam-fugindo-para-os-eua.shtml
https://spotniks.com/em-dois-anos-fuga-de-cubanos-para-os-estados-unidos-pelo-mar-quase-dobra/
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/10/imigracao-cubana-dispara-nos-eua-apos-restabelecimento-de-relacoes.html
Entre 1959 e 1994, 63.000 cubanos fugiram de Cuba e chegaram aos Estados Unidos vivos, o que significa que muitos ainda morreram no mar tentando atravessar rumo a liberdade, uma situação semelhante aos imigrantes da Síria atualmente.
Se você considera ínfima, então só posso concretizar que a "revolução" para vocês tem que ser feita não importa a quantidade de cadáveres ao longo do caminho, fato é que este número já ultrapassou 100 milhões de mortes segundo o "Livro negro do comunismo", um livro escrito por pessoas que eram de esquerda, só que um ano depois "O livro negro do capitalismo" foi disponibilizado como uma espécie de remorso pelo sucesso do livro sobre o comunismo.

  Gilson Moura

9 de maio de 2017 às 14:58

"Exatamente. Qual o problema? Há algum país capitalista autosuficiente em TUDO aquilo que consome? Por que deveria sê-lo um país socialista?"
O problema é a diferença entre socialismo e capitalismo. Países capitalistas podem negociar diretamente com outros países, na verdade são indivíduos que comercializam com indivíduos de outros países, porque a propriedade privada é a base do sistema capitalista. Logo a integração econômica é inevitável pela divisão do trabalho em escala global, algo que seria impossível em uma sociedade socialista. A URSS é um claro exemplo que de o socialismo "funcionaria" mesmo sem fazer negócios com países capitalistas, tanto é que na crise de 1929 foi um dos países menos afetados por causa da não integração econômica global por causa do sistema socialista e ainda durou 70 anos. Mas eu tenho outras explicações racionais sobre o porque do "socialismo" da URSS ter durado tanto tempo, mas é outro assunto.
Logo Cuba pode negociar com outros países que não seja EUA, se pegarmos como exemplo o Irã pode ser uma base comparativa justa, já que EUA também não tem nenhum tipo de tratado comercial, acho que ninguém dos EUA fazem negócios no Irã e vice-versa e mesmo assim os iranianos estão em situação muito melhor do que os cubanos.

"O que adianta a renda per capta ser alta mas estar mal distribuída? Mais da metade de toda a riqueza do planeta está concentrada nas mãos de 1% da população."
Novamente: "Renda per capita significa todos os bens e serviços disponíveis(PIB) dividido pelo número da população, logo uma renda per capita é o melhor indicador econômico que nos mostra isso."
Não há outro indicador econômico que mostre a qualidade de vida de uma população a não ser a renda per capita.

"Seria a ONU um órgão cubano? A efeito de argumentação, se os dados do governo cubano não são válidos, por que o seriam os de qualquer outro país?"
kkkk
Não afirmei que a ONU é um órgão cubano, eu disse que todas as referências econômicas sobre Cuba que a ONU disponibiliza são todos do governo castrista, o que se torna pouco confiável essas estatísticas.
De outros países são mais confiáveis porque existe órgãos públicos e privados que disponibilizam dados com uma ampla liberdade de expressão, algo que em Cuba não existe.
Olha o que acontece quando contraria o governo de Cuba: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2627 Membro do Instituto Mises de Cuba é preso pelo regime castrista
http://religiaoeveneno.com.br/discussion/366/cuba-membro-do-instituto-mises-de-cuba-e-preso-pelo-regime-castrista
Olhe isso aqui também: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2367 Os números de Cuba, divulgados pelo seu próprio governo, comprovam: socialismo é pobreza

  Gilson Moura

9 de maio de 2017 às 15:11

"Há vários livros sobre o tema, mas não vou indicar porque você não vai ler."
Pode me indicar que eu vou ler, preciso de suas referências.

"A maioria dos russos prefere o retorno do socialismo e da URSS. O Instituto Levada pesquisa todo ano a percepção da população em relação ao socialismo e ao capitalismo. A cada ano aumenta o número de pessoas que afirmam que a vida era melhor no socialismo."

Isso não está sendo pondo em prática. O partido de Putin - Rússia Unida - preencheu 343 lugares dos 450 existentes na câmara baixa do Parlamento. Isto significa que o partido de Putin detém 75% das cadeiras do parlamento.
https://br.sputniknews.com/russia/201609186351082-eleicoes-duma-russia-unida-lidera/
http://pt.euronews.com/2016/09/19/russia-unida-partido-de-vladimir-putin-reforca-poder-nas-eleices-parlamentares

Quer saber onde ficam os comunistas? http://www.resistencia.cc/partido-de-putin-russia-unida-vence-eleicoes-comunistas-ficam-em-segundo-lugar/

A Rússia Unida é descrita como de centro e conservador, defendendo um papel preponderante do Estado na economia, a defesa dos valores tradicionais e a identidade nacional russa.

"Ademais, veja a devastação causada pelo capitalismo no Leste Europeu. Na matéria há um link para a pesquisa original."
Depois eu vou ler essa matéria.

"Meia-verdade. Algumas metas foram cumpridas, outras não."
A pobreza extrema está sendo erradicada, e não foi o socialismo que conseguiu esse feito, eu te garanto.

"Segundo o Banco Mundial, 767 milhões de pessoas vivem hoje no mundo com menos que U$1,90 por dia, abaixo da linha da pobreza. Só nos EUA são 45 milhões. Fora esses, ainda há aqueles na linha de indigência, que ganham pouco mais de 2 dólares mas que não têm nenhuma dignidade na vida."
Como eu disse anteriormente, grande parte causado pela expansão do socialismo na Africa e na Asia, mas grande parte da pobreza extrema já foi extinta.
Em 1955, aproximadamente 8 em 10 residências americanas possuíam água corrente, refrigeradores, luz elétrica, aquecimento central e máquinas de lavar roupa. Quase ninguém tinha isso cinco décadas antes.
https://www.amazon.com.br/gp/product/B003ODI67E/ref=as_li_qf_sp_asin_il_tl?ie=UTF8&camp=1789&creative=9325&creativeASIN=B003ODI67E&linkCode=as2&tag=spotniks0e-20

Um dólar por dia, aliás, era o indicador do Banco Mundial para sua linha de pobreza global – o indicador de pobreza absoluta mais usado no mundo – até 2008, quando a instituição resolveu adotar o valor de US$ 1,25. Em outros termos: atualmente é considerado abaixo da linha da pobreza alguém que trabalhe seis dias por semana, por 52 semanas, recebendo até US$ 390 ao final do ano. Em 2008, o governo americano divulgou que 40 milhões de americanos viviam abaixo da linha de pobreza. Bastante, não? Mas há porém: ganhando, em média, US$ 10.400 anuais. Um número 26 vezes maior que a medida do Banco Mundial, um verdadeiro abismo que vira um asterisco na propagação da desinformação. Os americanos considerados mais pobres estão anos-luz da maior parte dos habitantes mais pobres do mundo em desenvolvimento e dos americanos mais ricos de apenas algumas décadas atrás.
https://aspe.hhs.gov/2008-hhs-poverty-guidelines

  Gilson Moura

9 de maio de 2017 às 15:15

O cidadão americano médio é 7 vezes mais rico que o mexicano médio e 10 vezes mais rico que o peruano; é também cerca de 20 vezes mais rico que o morador médio da África subsaariana e quase 40 vezes mais rico que os habitantes dos países africanos mais pobres, como Etiópia, Mali e Serra Leoa. Dos norte americanos oficialmente considerados “pobres”, 99% têm eletricidade, água corrente, descarga e uma geladeira; 95% têm uma televisão; 92% têm forno-microondas, 88% têm um telefone; 71% têm ao menos um carro, 70% têm ar condicionado, mais de 60% têm TV a cabo e 42% moram em residências próprias. Repito: dos considerados mais pobres. A maioria esmagadora dos habitantes mais pobres do mundo em desenvolvimento não possuem esse conforto.
http://www.heritage.org/poverty-and-inequality/report/understanding-poverty-the-united-states-surprising-facts-about

Os 5% mais pobres dos Estados Unidos, aqueles que compõe o último extrato da pirâmide, a base com menor poder aquisitivo, têm uma renda maior que 68% da população mundial. Sessenta e oito por cento. Quase sete em cada dez pessoas no mundo são mais pobres que os mais pobres dos Estados Unidos. Dessa forma, os americanos são agraciados simplesmente por nascerem nos Estados Unidos, ao contrário dos nascidos em países como o Brasil, a Índia ou Cuba. E aqui não há segredo. A desigualdade entre os países é consequência de taxas diferenciadas de crescimento no passado. Os países não são pobres por um acaso da natureza: são pobres porque cresceram pouco ou não cresceram por um longo período de tempo. O segredo para esse crescimento passa necessariamente pela construção de instituições inclusivas (direitos de propriedade, livre mercado, racionalismo científico, etc), mas esse é assunto para outro momento.
Há, certamente, pobreza no país de Obama. Há moradores de rua, gente que depende de serviço social, gente que mora em cortiços. Há também injustiça, multibilionários que enriqueceram através de lobby com diferentes governos, guerras estúpidas, trapalhadas históricas realizadas pelos homens que comandam a Casa Branca, imigrantes que lutam para alcançar um lugar ao sol no sonho americano. Mas há, de modo especial, um verdadeiro milagre causado por um conjunto de instituições que permitiram aos mais pobres não apenas ascender economicamente, mas alcançar uma renda média, em poder de paridade de compra, igual ou superior aos mais ricos da maioria dos países do mundo. E isso é mágico.
Em outras palavras: a presença de instituições inclusivas faz da vida do americano que preenche a base da pirâmide melhor; a ausência delas condena boa parte do mundo em desenvolvimento.
https://spotniks.com/mentiram-e-muito-para-voce-sobre-a-pobreza-nos-estados-unidos/
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/pobreza-americana-e-mais-rica-do-que-a-brasileira/n1597268071225.html

  Glauber Ataide

14 de maio de 2017 às 16:21

"Pode me indicar que eu vou ler, preciso de suas referências."

Comece com "O declínio da URSS - um estudo das causas", de Angelo Segrillo.

"Isso não está sendo pondo em prática."

Não é este o ponto. Em qualquer lugar do mundo o povo vota contra os seus próprios interesses. A classe trabalhadora sempre elege políticos que representam os interesses de seus patrões, e saber por que isso acontece já é outra discussão. O ponto aqui é que, quando comparados capitalismo e socialismo, cada vez mais os russos preferem o socialismo.

"A pobreza extrema está sendo erradicada, e não foi o socialismo que conseguiu esse feito, eu te garanto."

Em nenhum país socialista houve pobreza extrema. E onde havia pobreza antes da revolução, o socialismo a erradicou em pouco tempo.

"grande parte causado pela expansão do socialismo na Africa e na Asia."

Isso é a arte de distorcer a realidade. Parece que você nunca ouviu falar sobre como era a China antes da revolução socialista (o site do Mises deve te contar que lá era um paraíso), e nem mesmo das enormes taxas de crescimento do país sob Mao Zedong.

"Os americanos considerados mais pobres estão anos-luz da maior parte dos habitantes mais pobres do mundo"

NÃO INTERESSA. O parâmetro é sempre a riqueza total. Não interessa que um mendigo nos EUA viva melhor que um servo medieval. A exigência é em relação à riqueza total que existe HOJE, AQUI E AGORA. NÃO INTERESSA que o banquete do burguês tenha aumentado e que, com isso, mais MIGALHAS caiam de sua mesa para os pobres.

"O segredo para esse crescimento passa necessariamente pela construção de instituições inclusivas (direitos de propriedade, livre mercado, racionalismo científico, etc), mas esse é assunto para outro momento."

Falso. O segredo é não ser roubado, espoliado por metrópoles. O capitalismo europeu não poderia ter se desenvolvido sem o processo de acumulação primitiva às custas das Américas, da África e da Ásia, e sem a devastação do planeta. Esta via está fechada para qualquer outro país, pois o planeta não tem recursos naturais e não aguenta outro destes processos.

  Unknown

14 de maio de 2017 às 22:15

Este comentário foi removido pelo autor.
  Unknown

14 de maio de 2017 às 22:18

Antes de 1959, o problema de Cuba era a presença de relações econômicas com os Estados Unidos. Depois o problema se tornou a ausência de relações econômicas com os Estados Unidos.

O embargo americano é obsceno, mas não é a raiz da pobreza cubana. De fato, os cubanos podem comprar produtos americanos pelo México. Podem comprar carros do Japão, eletrodomésticos da Alemanha, brinquedos da China ou até cosméticos do Brasil.

Por que não compram? Porque não têm com o que comprar. Não é um problema contábil ou monetário — o governo cubano emite moeda sem lastro nem vergonha. O que falta é oferta. Cuba oferece poucas coisas de valor para o resto do mundo. Cuba é pobre porque o trabalho dos cubanos não é produtivo.

A má notícia para os comunistas é que produtividade é coisa de empresário capitalista. Literalmente. É o capital que deixa o trabalho mais produtivo. E é pelo empreendedorismo que uma sociedade descobre e realiza o melhor emprego para o capital e o trabalho.

Mesmo quando o governo cubano permite um pouco de empreendedorismo, ele restringe a entrada de capital. Desde que assumiu o poder em 2007, Raúl Castro já fez a concessão de quase 170.000 lotes de terra não cultivada para agricultores privados. Só que faltam ferramentas e máquinas para trabalhar a terra. A importação de bens de capital é restrita pelo governo. Faltam caminhões para transportar alimentos. Os poucos que existem estão velhos e passam grande parte do tempo sendo consertados. Em 2009, centenas de toneladas de tomate apodreceram por falta de transporte.

Campanhas internacionais contra a pobreza global se esquecem dos cubanos. Parece que o uniforme dos irmãos Castro tem o poder de camuflar a pobreza em meio a discursos de conquista social. Dizem que Cuba tem medicina e educação de ponta. Ainda que fosse verdade, isso seria bom apenas para o pesquisador de ponta. E triste para o resto da população que vive longe da ponta, sem acesso a informação aberta ou aos medicamentos mais básicos, como analgésicos e antitérmicos. É como na saudosa União Soviética. A engenharia era de ponta. Colocava gente no espaço e tanques na avenida. Só não era capaz de colocar carro nas garagens nem máquina de lavar nas casas.

Cuba vai enriquecer quando a sua população se tornar mais produtiva para trabalhar e mais livre para empreender. Ou seja, quando houver capitalismo para os cubanos.

  Gilson Moura

16 de maio de 2017 às 00:20

"Comece com "O declínio da URSS - um estudo das causas", de Angelo Segrillo."
Vou procurar para ler.

"Isso não está sendo pondo em prática."

"Não é este o ponto. Em qualquer lugar do mundo o povo vota contra os seus próprios interesses. A classe trabalhadora sempre elege políticos que representam os interesses de seus patrões, e saber por que isso acontece já é outra discussão. O ponto aqui é que, quando comparados capitalismo e socialismo, cada vez mais os russos preferem o socialismo."

Essa é nova. O povo não vota contra seus interesses, eles são persuadidos pelos mentirosos, esses que clamam em que o Estado babá irá cuidar de todos eles sem nenhuma consequências, principalmente econômicas. Existe uma frase de Thomas Sowell que bate exatamente neste ponto: "O fato de que muitos políticos de sucesso são mentirosos, não é exclusivamente reflexo da classe política,é também um reflexo do eleitorado. Quando as pessoas querem o impossível somente os mentirosos podem satisfaze-las." Essa frase diz tudo. E novamente, a política é o único meio a qual podemos ver essa inclinação ds russos ao socialismo, coisa que eu não estou vendo. Isso é um fato.

"Em nenhum país socialista houve pobreza extrema. E onde havia pobreza antes da revolução, o socialismo a erradicou em pouco tempo."

A URSS era extremamente pobre, aliás quando um presidente visitou os EUA, que não lembro agora quem foi, ele foi ao mercado e se surpreendeu com a quantidade de comida no estabelecimento e o fato de pobres estarem comprando com a extrema facilidade. Cuba é extremamente pobre. Coreia do Norte também. E vários países africanos que adotaram o socialismo. O socialismo não erradica a pobreza, ele diminui a desigualdade, porque deixa todos pobres. O coeficiente de gini mostra isso, os países que antes era socialistas estão todos pontuados perto do 0 que representa a igualdade máxima, enquanto os países capitalistas são próximos do 1, desigualdade máxima. Agora compare os níveis de riqueza, nisso os países socialistas são medíocres em relação aos países capitalistas. Cuba é mais igualitária que Suíça, mas onde a qualidade de vida é melhor? Onde existe mais riqueza? Coreia do Sul é mais desigual do que a Coreia do Norte, mas onde existe mais pobreza?

  Gilson Moura

16 de maio de 2017 às 00:20

"Isso é a arte de distorcer a realidade. Parece que você nunca ouviu falar sobre como era a China antes da revolução socialista (o site do Mises deve te contar que lá era um paraíso), e nem mesmo das enormes taxas de crescimento do país sob Mao Zedong."

Ninguém afirmou que a vida era igual a dos americanos por exemplo antes das revoluções socialistas, mas querer impor o dogma de que o socialismo resolveu os problemas anteriores, isto sim é a arte de distorcer a realidade. A vida no império russo era difícil demais, mas depois veio a URSS e acabou de extrapolar todos os níveis da insanidade humana. Pergunte para alguém que tenha parente que sofreu no holodomor, o que você acha daquela tragédia, isso nunca aconteceu nesses níveis expostos pelo socialismo, a vida era ruim no império, sem dúvidas, mas ficou pior na União Soviética. A mesma coisa é na China, o "Grande Salto para Frente" foi na verdade um "Grande Salto para o Abismo", ninguém conseguiu superar os "feitos" do socialismo de Mao, só em números de cadáveres foram mais de 50 milhões em projeções conservadoras. Isso tudo propiciado pela coletivização forçada em que os regimes socialistas implantam, aliás o Lênin vindo essa tragédia recuou, abriu a URSS para investimentos estrangeiros com o NEP(Nova Política Econômica).

"NÃO INTERESSA. O parâmetro é sempre a riqueza total. Não interessa que um mendigo nos EUA viva melhor que um servo medieval. A exigência é em relação à riqueza total que existe HOJE, AQUI E AGORA. NÃO INTERESSA que o banquete do burguês tenha aumentado e que, com isso, mais MIGALHAS caiam de sua mesa para os pobres."

Do que um servo medieval não, do que um europeu e do que um africano. Você deveria reler o meu comentário.

"Falso. O segredo é não ser roubado, espoliado por metrópoles. O capitalismo europeu não poderia ter se desenvolvido sem o processo de acumulação primitiva às custas das Américas, da África e da Ásia, e sem a devastação do planeta. Esta via está fechada para qualquer outro país, pois o planeta não tem recursos naturais e não aguenta outro destes processos."

O capitalismo europeu, mais precisamente o britânico nos deu como presente os EUA, Hong Kong, Singapura, Austrália, Canadá e tantos outros países em que a qualidade de vida é imensamente superior a qualquer outro. Como eu disse, um economista de Gana já disse que os próprios africanos não consideram mais o imperialismo/capitalismo europeu o responsável pela miséria do continente, os discursos dos líderes africanos sobre imperialismo já caiu por terra há muito tempo. Os únicos a continuarem com essa ladainha são os marxistas aqui do ocidente, propagando algo em que os próprios africanos já não acreditam.
É muito interessante você falar do capitalismo e dos recursos naturais. O socialismo foi extremamente ambiental, fato que a URSS poluiu o maior lago de água doce do país, e pasmem, causou o maior acidente ambiental do mundo: Chernobyl.

  PRBobsin

16 de maio de 2017 às 15:57

Sim..então convoquem todos os socialistas para começarem a doar parte de seus salários aos necessitados, falem com os diretores de sindicatos, por exemplo e peçam isso.

  Glauber Ataide

18 de maio de 2017 às 07:16

Ao Felino Sofista

"O embargo americano é obsceno, mas não é a raiz da pobreza cubana. De fato, os cubanos podem comprar produtos americanos pelo México. Podem comprar carros do Japão, eletrodomésticos da Alemanha, brinquedos da China ou até cosméticos do Brasil."

Podem, mas a preços muito acima do mercado devido ao embargo econômico dos EUA. Desde 1992, todo barco estrangeiro – qualquer que seja sua procedência – que entre em um porto cubano, se vê proibido de entrar nos Estados Unidos durante seis meses.

As empresas marítimas que operam na região privilegiam o comércio com os Estados Unidos, primeiro mercado mundial. Cuba, que depende essencialmente do transporte marítimo por sua insularidade, tem de pagar um preço muito superior ao do mercado para convencer as transportadoras internacionais a fornecer mercadoria à ilha.

"A má notícia para os comunistas é que produtividade é coisa de empresário capitalista. Literalmente."

Certamente você nunca leu sobre o stakhanovismo, que foi um movimento que nasceu na União Soviética por iniciativa do mineiro Alexei Stakhanov e que defendia o aumento da produtividade operária com base na própria força de vontade dos trabalhadores. Pesquise e leia sobre o assunto.

"Campanhas internacionais contra a pobreza global se esquecem dos cubanos."

É porque não precisa. Em Cuba todos possuem uma vida digna, embora pobre.

"Dizem que Cuba tem medicina e educação de ponta. Ainda que fosse verdade, isso seria bom apenas para o pesquisador de ponta."

São órgãos internacionais que dizem isso. E os beneficiados são os próprios cubanos.

"o resto da população que vive longe da ponta, sem acesso a informação aberta ou aos medicamentos mais básicos, como analgésicos e antitérmicos."

Não dá pra conversar com alguém que mente o tempo todo, que distorce fatos, dados e números incontestáveis. Tem que ter honestidade intelectual. Se você não parar de mentir sobre informações básicas, vou ter que excluir seus comentários.

"Cuba vai enriquecer quando a sua população se tornar mais produtiva para trabalhar e mais livre para empreender. Ou seja, quando houver capitalismo para os cubanos."

Cuba vai seguir o exemplo de seus vizinhos capitalistas, Haiti e Jamaica.

  Glauber Ataide

18 de maio de 2017 às 07:27

" O povo não vota contra seus interesses, eles são persuadidos pelos mentirosos, esses que clamam em que o Estado babá irá cuidar de todos eles sem nenhuma consequências, principalmente econômicas."

Você não contestou o que eu disse, apenas EXPLICOU minha afirmação. Eles votam contra seus interesses porque são enganados. Concordo.

"Cuba é extremamente pobre. Coreia do Norte também."

Mentira. Cuba é pobre, mas não "extremamente". E não obstante, um pobre cubano tem uma vida muito melhor que um pobre de qualquer outro país capitalista de mesmo tamanho.

"Coreia do Sul é mais desigual do que a Coreia do Norte, mas onde existe mais pobreza?"

Na Coreia do Sul. Pelo visto você não acompanha política internacional. Veja o recente êxodo em massa de jovens da Coreia do Sul, por exemplo.

"mas querer impor o dogma de que o socialismo resolveu os problemas anteriores, isto sim é a arte de distorcer a realidade. "

Resolveu os principais problemas. A URSS se tornou potência mundial devido ao socialismo, e também a China, devido à pesada industrialização de base realizada no socialismo. Cuba não demorou nem 2 anos para erradicar o analfabetismo do país depois da revolução.

"todos os níveis da insanidade humana."

Por exemplo...

"só em números de cadáveres foram mais de 50 milhões em projeções conservadoras"

Projeções conservadoras = projeções de direita

"Isso tudo propiciado pela coletivização forçada em que os regimes socialistas implantam, aliás o Lênin vindo essa tragédia recuou, abriu a URSS para investimentos estrangeiros com o NEP(Nova Política Econômica)."

A NEP foi uma medida emergencial e temporária, tomada para estabilizar um país que saía de uma guerra mundial e passava por uma guerra civil. E a história mostra que foi, de fato, TEMPORÁRIA.

"um economista de Gana já disse que os próprios africanos não consideram mais o imperialismo/capitalismo europeu o responsável pela miséria do continente, "

Um economista burguês, ideólogo e lacaio do imperialismo. A pergunta é muito simples: quem detém os meios de produção na África? Um punhado de capitalistas ou os trabalhadores associados? Este é o básico para dizer se lá existe capitalismo ou socialismo. E não só hoje, mas também no passado. JAMAIS houve socialismo na África. Os lunáticos que afirmam isso são os mesmos que afirmam que o PT é comunista.

  Glauber Ataide

18 de maio de 2017 às 07:28

A PRBobsin:

"Sim..então convoquem todos os socialistas para começarem a doar parte de seus salários aos necessitados, falem com os diretores de sindicatos, por exemplo e peçam isso."

Foi Jesus quem disse isso. Cobre este comportamento dos cristãos.

  Gilson Moura

23 de junho de 2017 às 18:41

Por que apagou meus comentários?

  Unknown

4 de julho de 2017 às 13:24

Se temos uma população de 6,8 bilhões e esses números mostrados estão bem a baixo do valor total, no caso os 6,8 bilhões será que não vem dando certo?
Sem falar que quem contribui para esses números negativos, são principalmente os países comunistas.

  Glauber Ataide

4 de julho de 2017 às 14:37

Wellington, o princípio a partir do qual você pensa (você disse que os números estão bem abaixo do total de 6,8 bilhões de pessoas no planeta) é perigoso e levou ao nazismo. Pense no seguinte: se a guerra foi MUNDIAL, o que são apenas 6 milhões de judeus mortos? Hitler não matou tantos assim.

Sobre os países comunistas que você mencionou, poderia citar quais são eles?

  Unknown

6 de julho de 2017 às 19:56

Gostei do texto e respeito as opiniões, mas na minha visão, bem simplista, diga-se de passagem, entre os dois regimes comparados, há um confronto entre dois princípios: a liberdade no capitalismo e a igualdade no comunismo, e eu não abro mão daquele em detrimento deste. Abs.

  Elias Fernando de Freitas

30 de outubro de 2017 às 10:34

O Alemão Karl Marx, quando escreveu o Das Kapital " o Capital " era casado com a filha de um Aristocrata BEM rico e, nunca trabalhou no chão de fábrica e, não sabia o que era pegar no pesado e as suas teses viraram uma febre mundo a fora depois de sua morte quando o socialismo se difundiu. No entanto a tal divisão dos bens nunca foi realmente igualitária e social pelo contrário sempre foi ditatorial e empurrada goela abaixo. Só na Rússia Stalim foi o responsável pela morte de quase trinta milhões de cidadãos. Sinceramente eu prefiro TER a liberdade e lutar para conseguir o que quero na vida ao invés de esperar que o governo me dê algo que eu não quero só porque é " GRAÇA ".

  Glauber Ataide

30 de outubro de 2017 às 12:17

Elias, que comentário esquisito. Você não disse nada sobre o texto. Veio aqui vomitar uma bobagem que aprendeu em sites reacionários como se soubesse do que está falando. Se quiser discutir racionalmente sobre o texto, continue. Senão, seus comentários serão excluídos, pois poluem a página.

  Tribo Acreana

14 de novembro de 2017 às 17:05

Prove que o Brasil deu dinheiro pra Cuba.
Descreva o investimento sobre a construção de Mariel sem distorção, como alardeiam nas redes social. Que não é fato. Pois seria prato cheio pra Rede Globo bater no governo que o dê.

  Tribo Acreana

14 de novembro de 2017 às 17:18

Me conta de onde esse "Nada".
Ex: vc trabalhava quando criança? Quebrava pedra? Morava no campo longe de escolas? Passava fome e mesmo assim tinha energia pra estudar?
Bom contextualizar.

  Alisson

8 de janeiro de 2018 às 01:22

Exatamente!

  Alisson

8 de janeiro de 2018 às 01:30

Essa história de que o capitalismo falhou ou falha é pura idiotice, o capitalismo deu e dá certo desde o começo dos tempos. Já o socialismo é uma praga que nunca deu certo e nunca dará, apenas rendeu miséria onde foi implantado e ainda rende bastante miséria.

"O capitalismo pode transformar luxo em necessidade, mas o socialismo transforma NECESSIDADE em luxo". ISSO É INCONTESTÁVEL!

  Unknown

9 de janeiro de 2018 às 03:35

"Você" e "te"!?! Odeio esse português hodierno! Não seria "von Mises" e não "von Misses"?

  Unknown

30 de janeiro de 2018 às 23:34

continuo sem saber onde o socialismo deu certo

  Glauber Ataide

31 de janeiro de 2018 às 07:56

Fabio Nunes, ser analfabeto funcional é foda.

  Rogério Sylver

10 de março de 2018 às 13:07

Desgraça econômica ? Desgraça econômica é o capitalismo que empobrece os trabalhadores , enriquece os patrões , deixando o povo refém de um sistema trabalho quase escravo ! Sistema onde o povo é leigo por não ter boas condições de educação , onde o povo é triste por não comprar o que se deseja , onde o povo morre na fila do hospital por não ter um sistema de saúde que funciona ... O povo é a base de qualquer país , e se o povo tá pobre , doente, triste e etc. O país também está... Socialismo não funciona pra quem já tem tudo...

  Rogério Sylver

10 de março de 2018 às 13:24

Me fala onde o capitalismo deu certo ? Quantos anos vivemos no capitalismo é cadê os bons resultados ?

  Rogério Sylver

10 de março de 2018 às 13:31

Interessante sua ideologia kkk se tá bom pra vc os outros que se fodam é assim ?? Na verdade a burguesia tem medo é de ter que trabalhar mais pra ter a vida que tem, por isso são contra implantação do socialismo ,que tira dos ricos limita os ricos e ajuda os pobres gerando assim uma igualdade entre as classes !

  VM(ecur)

18 de março de 2018 às 14:48

Ja estou cansada de escolas com professores falando de socialismo e comunismo sem ao menos diferencialos e apontar sua real ideologia,apenas dizem "que é passar fome e nunca deu certo", mas não apresentam se quer um fato histórico legítimo se, educadores com diploma pra dar aula com noticinha sensacionalista de facebook, filinhos de papais liberais que vivem a ilusão de se acharem capitalistas, e usam o discursinho de que; com o capitalismo você pode enriquecer, e que isso o torna maravilhoso. Achei justo e certo o que você levantou, "o que significa dar certo" , ninguém nunca ve o lado ruim do capitalismo, apenas o ilusório, de ter uma vida digna o que seria muito mais facil de alcançar por meio do socialismo, mas esse mundo onde uma massa dominante detem todo o capital e nossas vidas, nosso pao de cada dia está em suas mãos nos corrompe e torna cada vez mais egoístas a ponto de pensarmos só em nosso crescimento e nunca conseguindo alcançar.
A vontade de desistir é grande, porem devemos unirmos nossas forças e combater esse povo cego, levando a eles a verdae e fazendo repensar se realmente vale a pena continuar nessa, nesse sonho fardado a ilusão, pq não meu caro amigo, você abrir sua empresinha seu negócinho nao te torna um deles e você e seus filhos continuam sem ter uma vida com direito a nao se matar para manter suas necessidades básicas. E com todo meio de comunicação que temos hoje em dai ainda nao se vê muito deste conteúdo, pelo contrário so se encontra notícias falsas e tentando detonar esse sistema, pq será né?!

  larrojosalles

13 de abril de 2018 às 17:58

Citados e nao sitados...

  Bira Câmara

13 de abril de 2018 às 18:12

Simplesmente perfeito este artigo parabéns!

  Bira Câmara

13 de abril de 2018 às 18:26

Este comentário foi removido pelo autor.
  Bira Câmara

13 de abril de 2018 às 18:27

Só o título já demonstra que não vale nem a pena ler!
Adam Smith o pai do liberalismo dizia que através do trabalho se chegaria a igualdade, pois bem 400 anos depois é a desigualdade só aumenta! Sabe como eu chamo Isso? Passar mel na boca do trouxa!

Excluir

  July

11 de maio de 2018 às 22:19

Esses patrões empregam inúmeras pessoas e trabalham duro, diferente dos políticos socialistas que tiram do povo e deixa eles na miséria.
Inclusive em Cuba nem internet tem, e vocês hiprocritas aí usando a internet e o celular ou computar que veio através de sistema capitalista.
Saiam daqui e vão morar lá então!!!

  Gabriel Miranda

14 de maio de 2018 às 21:59

Deu certo em Mônaco,Luxemburgo,no Japão,em Liechtenstein, entre outros países capitalistas liberais.

  Gabriel Miranda

14 de maio de 2018 às 21:59

Este comentário foi removido pelo autor.
  Unknown

22 de maio de 2018 às 12:01

Tem também Portugal e Hungria que o socialismo está presente em sua constituição.

  Sergio Rodrigues , Um consumidor Roubado

17 de agosto de 2018 às 16:26

Bom, o sistema socialista funciona em Cuba? Bem , tem educação de 1. Mundo, melhor sistema de saúde. Pela educação avançada deve ter muitos engenheiros também. Mas porque os Cubanos querem sair de lá? Tem fábricas de automóveis? Quais? Lá só tem carro de 1950.
Será porque são inteligentes, afinal ficaram 50 anos trocando conhecimento tecnológico com a Rússia, Vamos lá. Tem 10.000 médicos estrangeiros no Brasil. 7000 são Cubanos. Muitos já terminaram seu contrato. Mas não querem voltar para Cuba? Podem trabalhar como médicos no Brasil,mas, para isso, precisam passar no exame REVALIDA. Esse exame apura o conhecimento do médico com base nas Universidades brasileiras. Sabe oque ocorre? Não passam. São reprovados . Mas lá em Cuba eh tão bom viver, que resolvem trabalhar como motoristas de Uber a retornar para Cuba.
Bem, o Comunismo caiu na Europa. Ucrânia, Croácia não são mais Comunistas. Tchecoslovaquia, União Soviética. Deixaram de existir.
Pois saíram do Comunismo, e foi proibido Partido Comunista nesses Paises. Afinal, mudemos a pergunta. Cuba, Venezuela, Bolívia ou Estados Unidos, Inglaterra, Canadá. Qual escolheriam? Cubanos já sabemos que preferem o Brasil a Cuba. Mas se pudessem ir para os Estados Unidos, que escolheriam?

  Sergio Rodrigues , Um consumidor Roubado

17 de agosto de 2018 às 17:01

Falácia. Bela palavra. Mas o pior cego eh aquele que não quer ver. Sera mesmo? Acredita que vai a algum lugar com esse discurso? Você sabe. O Comunismo prega igualdade? Conversa. Você eh apenas um idiota que vai enriquecer alguns. Mas sempre será um idiota pobre. Quem planta o Socialismo não quer ser o trabalhador ganhando salárioinimo. Quer ser quem recolhe o dinheiro e pagar salário mínimo e que todos sejam seus escravos. Lula planta a igualdade
Mas tem 3 aposentadorias. Não uma como o povo. Dilma trabalhou 6 anos e se aposentou com salário milionário . Será que esses 2 comunistas aceitariam dividir seus salários com os trabalhadores? Você busca dirigir o sistema comunista ou ser dirigido pelo Mesmo? Dirigir significa ter altos salários. Ser dirigido significa ter um salário mínimo, comer arroz com feijão, não poder realizar sonhos como ter uma cobertura, ou um BMW, ou viajar para onde quiser. Isso, cubano nenhum pode fazer. A não ser que seja Castro ou seus amigos e parentes. E essa a igualdade?

  Gleiber Piva Tattoo Arts.

28 de agosto de 2018 às 05:13

Concordo.

  Unknown

24 de setembro de 2018 às 20:13

Para os que defendem tanto Cuba e Venezuela, porquê não passam umas férias de 1 ano por lá. Será divertido. Eu sou pobre, mas duvido que seria melhor de acordo com as realidades nos países citados.

  Unknown

26 de setembro de 2018 às 11:33

Eu não tenho conhecimento, mas existem pessoas refugiadas de países capitalistas buscando asilo em países socialistas?

  Glauber Ataide

26 de setembro de 2018 às 14:03

A onda de refugiados na Europa e no mundo hoje é a maior desde a segunda guerra mundial, e os países de origem destes refugiados são capitalistas.

  Unknown

26 de setembro de 2018 às 15:57

Nou sou extremista, mas já deu p perceber que o texto não é imparcial. Sei que o dinheiro vem do povo, produção. Precisamos comprar vender e obter lucros. Como viveríamos sem esta moeda de trocas? Na floresta? Precisamos do capitalismo, do livre mercado. O estado necessita de empresas e trabalhadores para pagarem impostos.

  Unknown

3 de outubro de 2018 às 18:15

Tipo a Venezuela ? Eu tenho muitas duvidas, como um pais socialista se desenvolve ? No capitalismo, pessoas usam suas criatividades e competencia e criam varias micro e pequenas empresas, para ganharem + dinheiro do que um emprego formal, contratando 1, 5, 10 funcionarios....nesse conceito esse empreendedor ganharia o mesmo que seus funcionarios, isso ? Se for isso, quem que vai abrir um negocio novo ? Ou no emprego, eu estudar e me especializar cada vez + adianta ? Entao quem vai estudar + que os outros ?

  KK

4 de outubro de 2018 às 01:55

Bom dia,

é muito estranho que os nascidos nos EUA não migrem para outros países!!! Mesmo quando existe séria crise econômica eles não migram!! Não vão para CUBA, que é pertinho, tudo barato e socializado!! Ou outro País socialista onde tudo é mais justo, igual!!! Aquele que (adepto do socialismo) conseguir me responder esta simples questão, terá meu profundo respeito a passarei a acreditar em extra terrestres, abduções, etc...
Falo isso porque os socialistas nunca vão admitir (e entender) que é muito melhor viver num país livre, democrático e capitalista "MESMO EM CRISE" !!!
Socialismo é maravilhoso em livros, estudos, teses, por isso livros são sempre citados. Mas na pratica não funciona, nós não somos iguais as abelhas, formigas, etc... somos seres humanos que necessitam de conflito, liberdade e oportunidades para viver!

  Glauber Ataide

4 de outubro de 2018 às 06:59

É falacioso comparar EUA com Cuba. São países de história, colonização e porte econômico diferentes. Deve-se comparar Cuba com seus vizinhos, tais como o Haiti. Este estudo provou que a vida nos países socialistas, quando compararada com a vida em países capitalistas DE MESMO PORTE ECONÔMICO, era sim melhor:

http://omarxistaleninista.blogspot.com/2018/09/qualidade-de-vida-no-socialismo-e.html

  Paulo Roberto

6 de outubro de 2018 às 08:17

Este comentário foi removido pelo autor.
  Paulo Roberto

6 de outubro de 2018 às 08:20

Engraçado né, ele quer criticar o capitalismo, mas os dados de "capitalismo" que ele usa pra explicar fome, analfabetismo e outros problemas estão com dados da população do mundo todo, e qualquer um sabe que o mundo por completo não é apenas capitalista, pegue números mais óbvios, números com população apenas de países capitalistas, mas acho difícil você fazer isso, pq todos nós sabemos que a realidade do capitalismo é outra, além disso, os países em que o capitalismo "Não dá certo" é devido a problemas ligados a outras áreas, como corrupção e uso de dinheiro público por políticos incompetentes, que querem fazer a população de idiota e se aproveitar disso.

  Glauber Ataide

7 de outubro de 2018 às 12:04

O capitalismo é um sistema global, e só pode ser analisado em perspectiva planetária.

  Unknown

9 de outubro de 2018 às 22:26

Se o socialismo prestasse mesmo a queda da União Sovietica não teria acontecido, quero ver se não tivesse os militares pra afligir o povo quanto tempo essa palhaçada duraria

  Unknown

9 de outubro de 2018 às 22:30

Quando o Pais é pequeno como cuba fica facil controlar, comprar os comandantes dos militares garantir vantagens para os militares e para seus familiares trouxas criar aquela ilusão nos simples sem conhecimento, já em paises maiores fica mais fácil perder a ponta da linhada

  Unknown

18 de outubro de 2018 às 22:15

Meu caro colega você defende que o socialismo, comunismo é um mundo dos sonhos.
Agora me indique um país que deu certo socialismo? sem os grandes números de mortes , miséria que estou acostumado ouvir e com uma evolução tecnológica?

  Unknown

21 de outubro de 2018 às 02:17

Vivem no capitalismo,respiram capitalismo,se o empresário é o culpado da pobreza e não os governos, simples abra uma empresa e faça valer suas idéias socialistas, ponha em prática e pare de por a culpa em terceiros, vire empresário e comece a mudança partindo de você, prove para você mesmo que o sistema sicialista realmente funciona.

  Amaro Filho

2 de novembro de 2018 às 10:39

Equívocos no texto:
1. Sobre o capitalismo dar certo apenas para uma “restrita camada da população” quando 815 milhões passam fome. Se a população mundial é de 7 bilhões, então em tese o capitalismo dá certo para pelo menos 80% da população mundial e não para uma “restrita camada da população” .
2. Sobre o embargo de Cuba. O embargo entre USA e Cuba é apenas entre USA e Cuba, ou seja, Cuba é livre para fazer comércio com pelo menos mais 150 outros países. Logo, o problema de Cuba não é os USA e sim ele mesmo.
3. Sobre a última parte do texto onde o autor argumenta sobre onde o capitalismo “teria dado certo” apresentando os índices de desnutrição e fome, uma rápida pesquisa mostra que a maioria dos países que apresentam este índice são na verdade SOCIALISTAS. A exemplo do Vietnã, Congo, Coréia do Norte, Etiópia, Iêmen, Moçambique etc...
Em resumo, um péssimo texto.

  Marcio Alves

22 de dezembro de 2018 às 00:20

👏👏👍

  Unknown

22 de dezembro de 2018 às 16:48

Aliás não conheço nenhum país que e capitalista virar socialistaas conheço alguns bque eram soicialistas ou separados pelo socialismo / capitalismo e derrubarem muros e se tornarem totalmente capitalista

  Unknown

22 de dezembro de 2018 às 16:53

Bem vindo capitalismo(internet,carro bom,televisao Mac Donalds,coca-cola)a delícia prefiro passar miseriam aqui no capitalismo que necessita no socialismo

  Unknown

22 de dezembro de 2018 às 16:59

Olha o capitalismo pode até nan ser o regime mais correto ou o mais certo mas o socialismo realmente e de lascar além desses ditos governos socialista só governarem para eles próprios (quase igual ao capitalismo né)ooprimem o povo e fecham sua fronteiras para o conforto a técnologia aos proprietáriados e um regime assassino o socialismo ,quer dizer eu trabalho mais que o outro e o outro tem o mesmo direito de consumir oque eu consumo e se ele quiser ate mais aaaaa horas bolas vai trabalhar cbafa de socialistas

  Unknown

22 de dezembro de 2018 às 17:04

Tô contigo viva a Coca-Cola via ao Mac donDona,,viva a Nike,viva a vida ao regime capitalista

  Unknown

22 de dezembro de 2018 às 17:05

Mac Donalds

  Antonio Paixao Tricolor

29 de dezembro de 2018 às 21:49

Por que qd vcs se referem o socialismo sempre mencionam: Cuba e Venezuela?? E os países socialistas que deram certo?? Vou citar alguns: China, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Canadá, Suécia, Noruega Irlanda, Nova Zelândia Bélgica Rússia. Algum comentário a este respeito?

  Antonio Paixao Tricolor

29 de dezembro de 2018 às 21:52

Chega a ser hilário ouvir brasileiro falando de falta de transparência em Cuba. Em qye país nós vivemos ??? Hello!!!

  Thiago Lopes

1 de janeiro de 2019 às 06:44

Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia são Países do modelo nórdico (ou capitalismo nórdico ou social-democracia nórdica), são países de meio termo tanto flertam com o capitalismo como com o socialismo. E não devem ser colocados nessa palta. Apenas país declarados socialista ou capitalistas estão na discussão.

  Unknown

7 de janeiro de 2019 às 13:15

Texto maravilhoso, detalhado e explicativo.

  Unknown

10 de janeiro de 2019 às 01:54

Inspirador....adorei.sei texto. SIMPLEs.e.completo. Pena que muitos nao.conseguem entender a dimensao e o.concatenado do Socialismo....Parabens...

  Anônimo

16 de março de 2019 às 19:12

Se a Coréia do Norte é esta me***** por causa do embargo, então da onde veio o trem que Kim Jong-Un usou para ir à Hanói, que tinha restaurante e escritório particular? Do nada?
E outra, se tem gente passando fome no mundo, é porque querem. Sim, isso mesmo. No Malauí, durante a época de seca, um garoto de 16 anos fez um moinho de vento. O moinho abasteceu uma bomba hidráulica e esta irrigou a terra: o piá e sua família nunca mais passaram fome (veja o filme "O Menino que Descobriu o Vento"). Todas as pessoas no mundo poderiam fazer isto, estejam elas morando num país Socialista ou não.
E as pessoas passando fome no mundo são decorrência da aplicação mal feita do capitalismo. Veja países REALMENTE capitalistas,com um índice de liberdade econômica muito elevado. Você acha que alguém está passando fome no Luxemburgo, na Alemanha, no Canadá, na Islândia, no Japão?
Agora, vejamos países "capitalistas" que têm um Índice de Liberdade Econômica extremamente baixos (Ditaduras): Malauí, Somália, Congo-Kinshasa, Síria...
O Capitalismo dá certo sim, basta se esforçar e aplicá-lo corretamente.

  Unknown

29 de março de 2019 às 17:38

Lamentavelmente, ainda tem gente que admira o socialismo e o Comunismo. Ainda que estejam vendo os países como a Venezuela o sofrimento do povo. Ainda não inventaram um sistema melhor do que o Capitalismo, em que podemos escolher nosso caminho. Se queremos estudar, tudo bem, se quisermos ser um fora da Lei, estão ai os presídios, onde o socialismo funciona. Todo mundo veste igual, come igual, não trabalha e vive às custas dos outros.

  Unknown

9 de abril de 2019 às 23:55

Engraçado como quem defende o socialismo faz questão de ostentar um iPhone e carros do ano.... Aiai, vi...

  Unknown

20 de maio de 2019 às 13:41

Tem tanta informação incoerente aí que só reencrevendo o texto por completo mesmo. Oque achei mais drástico foi comparar cuba com países de extrema pobresa, quem em sã consciencia quer viver em extrema pobresa? porque chegar em penúltimo numa corrida já está bom?..... Depois são mencionados alguns números do planeta terra, referentes ao capitalismo. Porque não posso comparar Cuba ao EUA mas posso atribuir todas as desgraças do mundo ao capitalismo? porque não foram expostos os números de um país capitalista?

  RECREASUL

20 de junho de 2019 às 13:02

Por que quando falam e país socialista só usam modelos de países como Cuba e Coréia do Norte. Nunca usam a China, que tem no poder o Partido Comunista Chinês. Todos os comentários confirmam exatamente o que diz o autor do texto: comparam os países que se dizem socialistas mais pobres e com embargos econômicos com os mais ricos do capitalismo. Porém, jamais querem comparar nenhum dos 50 mais miseráveis capitalistas com a China. Poderiam comparar todos os 54 países capitalistas africanos com a China. Toda a Oceania com a China. Toda a América Latina e Central com a China. Mas não. Aí dizem que a China é capitalista pois usa socialismo de mercado com sistema econômico. Quem foi que disse que o capitalismo mais eficiente, usado pela Noruega, Alemanha, Dinamarca e Suécia (Estado de Bem Estar Social) é o capitalismo no seu estado mais puro??? A hibridização dos sistemas é que achou o caminho ideal para o dsenvolvimento econômico, sem esquecer da importância da justiça social. 8 ou 80 só existe na mente alienada dos extremistas imbecis que não consegue se livrar do adestramento da guerra fria. Sai da matriz pequeno gafanhoto e acorda para o mundo real. EStamos em 2019.

  Unknown

27 de outubro de 2019 às 10:21

"Cuba é um país pobre e, como todos os outros países da América Latina, uma ex-colônia. A análise de um país não pode abstrair de sua história. Para agravar esta herança, Cuba ainda sofre um bloqueio econômico por parte dos EUA há mais de 50 anos, o que lhe impede de ter relações comerciais normais não só com as empresas estadunidenses, mas também com empresas de diversos outros países devido à extensão do bloqueio."


Quer dizer que se não houvesse bloqueio o socialismo cubano iria dar certo? Se o mundo fosse bonzinho iria dar certo?

É por isso que o socialismo não funciona...quanto menos depedente de agentes externo for o meu sistema, maiores são as chances dele dar certo...Já pensou num sistema perfeito mas que depende de um macaco apertando um botão? Cadê a prudência?

O capitalismo não é perfeito, porém não existe ninguém me obrigando a viver nessa utopia imprudente...coisas típicas dos mais jovens

  Raissa Mac

18 de fevereiro de 2020 às 02:25

Li o "debate", quase que tragicômico, mas me diverti.
Glauber, ótimas argumentações, deveríamos formar um grupo (no zap kkk) para fomentar e discutir algumas ideias de cunho socialista.Seria muito interessante.

Deixo aqui meu e-mail para podermos conversar particularmente:

raissa_rock9@hotmail.com

  RNCP

24 de março de 2020 às 00:35

Incrivel o texto

  Unknown

18 de maio de 2020 às 23:16

Yeah como queria que o lindo comunismo soviético voltasse