Declaração de 12 Partidos Comunistas da ex-URSS sobre o 95.º aniversário da Revolução de Outubro


Decorreram 95 anos desde a grande Revolução socialista de Outubro. Ela foi e continua a ser o maior acontecimento da história mundial recente. 

O significado mundial da Revolução de Outubro reside no facto de ela ter marcado uma nova era, a do socialismo, que garantiu conquistas tangíveis e incontestáveis aos trabalhadores que tomaram o poder sob a forma de Sovietes operários e camponeses. 

A ditadura do capital foi substituída por um verdadeiro poder popular fundado sobre a propriedade social dos principais meios de produção. Outubro revolucionou o movimento operário internacional. Foi sob a influência direta do seu exemplo que a maior parte dos Partidos Comunistas foi criada. As conquistas alcançadas pelo povo Soviético forçaram o mundo capitalista a fazer concessões sociais aos trabalhadores fora da URSS. 

Durante largos decênios, o país da Revolução de Outubro fixou as normas mais elevadas do mundo em termos de desenvolvimento econômico e direitos sociais, na ciência e na educação. A União soviética foi a principal força a contribuir para a vitória contra o fascismo no período da Segunda Guerra mundial. O heroísmo do povo Soviético inspirou centenas de milhares de combatentes dos movimentos de Resistência, movimentos nos quais os comunistas se encontravam na primeira linha. O movimento de libertação nacional dos povos oprimidos pelo imperialismo e o desmoronamento do sistema colonial teriam sido impossíveis sem a Revolução de Outubro. 

Apesar do refluxo temporário do Socialismo, continuamos fiéis aos ideais de justiça social e do internacionalismo e estamos convencidos das vitórias futuras deste "modo de produção" fraterno. A grande Revolução Socialista de Outubro permanece para todos os comunistas do mundo inteiro uma lição inesquecível, a de uma luta de classe conduzida pelos trabalhadores pelos seus interesses fundamentais. Ela deu ao proletariado mundial um exemplo imortal. Continuará a ser a nossa referência para o futuro.

Partidos signatários

Partido Comunista da Arménia
Partido Comunista do Azerbeijão
Partido Comunista da Abkhazia
Partido Comunista da Bielorrússia
Partido Comunista Unificado da Geórgia
Partido Comunista do Kazaquistão
Partido Comunista do Quirguizistão
Partido dos Comunistas da República da Moldávia
Partido Comunista da Ossétia do Sul
Partido Comunista da Federação Russa
Partido Comunista da Transnístria
Partido Comunista da Ucrânia

0 Kommentare: