Monumento a Stalin restaurado na Geórgia


Uma estátua de Joseph Stalin que havia sido desmantelada em 2011 acaba de ser restaurada na cidade de Akhmeta, na Geórgia. Ela ainda está encoberta, aguardando por uma cerimônia de reabertura nos próximos dias.

Foi durante a noite que essa estátua desapareceu, em 17 de junho de 2011. A prefeitura, à época, afirmou que nada sabia sobre o paradeiro do momumento, e que não havia sido avisada sobre a medida. 

Stalin pode estar voltando também para Gori, sua cidade natal. É que em 25 de junho de 2010 uma estátua do líder bolchevique foi removida da praça principal da cidade, também durante a noite. A medida foi altamente polêmica, e houve protestos dos moradores exigindo a volta do monumento. Não se sabe exatamente onde a peça está atualmente, mas o novo governo, que tomou posse em outubro, prometeu restaura-la. Moradores de Gori também recolheram assinaturas para pressionar.

É altamente simbólico o fato dessas duas estátuas terem sido removidas durante a noite, quando quase ninguém podia ver. Lembra-nos inclusive o ato de dissolução da própria URSS, quando, também à noite, a bandeira vermelha com a foice e o martelo foi substituída pela bandeira nacional da Rússia no Kremlin.

Os ratos precisam agir à noite. Os inimigos do povo sabem que Stalin vive nos corações e mentes dos  trabalhadores conscientes de todo o mundo.


0 Kommentare: